24 de julho de 2009

O Zodíaco, os Signos e os Astros

A impressão que temos, se olharmos o céu - especialmente às noites - é que a Terra é fixa e os astros giram à sua volta. Sabemos que isso não é correto, mas um astrólogo leva em consideração que há nisso alguma verdade.

Se, por exemplo, você considerar a filosofia de Santo Agostinho, encontrará algo que merece uma reflexão. Segundo o filósofo, o Universo é algo semelhante a uma gigantesca esfera, onde o centro está em qualquer lugar e a extremidade em lugar algum. De sorte que, não há muito a ridicularizar quem pense, eventualmente, que a Terra pudesse ser em certo sentido, o centro do Universo. Portanto, do ponto de vista de um astrólogo, isso não é tão absurdo assim.

Além do mais, considere outra coisa: suponha que você tenha um corpo, digamos metálico, sobre uma mesa qualquer; suponha, também, que você coloque vários imãs sobre essa mesa, em posições diferentes, pelos “lados” da esfera (isto é, lados, por cima, por baixo, etc). Você pode querer estudar como as forças de atração e repulsão atuam sobre a esfera, dados os diversos imãs.

Pois é justamente isso que um astrólogo pensa, sobretudo, a saber: quais são, afinal, as forças que influem sobre a Terra (uma esfera espetacular, nossa nave espacial privilegiada), como as fases da Lua interferem nas marés, como o Sol interfere na vida sobre a Terra e, é claro, como tudo isto junto interfere de alguma maneira, sobre as pessoas.

Assim, tenha sempre em mente as seguintes tabelas, que são fundamentais, básicas, para o começo de qualquer estudo astrológico.

Primeira Tabela - Períodos aproximados de regência de cada SIGNO:
- Áries: de 21 de março a 20 de abril;
- Taurus: de 21 de abril a 20 de maio;
- Gemini: de 21 de maio a 20 de junho;
- Cancer: de 21 de junho a 21 de julho;
- Leo: de 22 de julho a 23 de agosto;
- Virgo: de 23 de agosto a 22 de setembro;
- Libra: de 23 de setembro a 22 de outubro;
- Scorpio: de 23 de outubro a 21 de novembro;
- Sagitarius: de 22 de novembro a 21 de dezembro;
- Capricorn: de 22 de dezembro a 20 de janeiro;
- Aquarius: de 21 de janeiro a 19 de fevereiro;
- Pisces: de 20 de fevereiro a 20 de março.

Bom saber que o ano astrológico começa, exatamente, em 21 de março (ou 23 de março, segundo alguns autores). A razão é que em 21 de Março (ou em 23 de março) começa o Equinócio, ou em outras palavras: o dia em que o Sol entra no signo de Áries.

Chamamos sua atenção para o fato de que a figura está dividida em 12 CASAS. Cada casa está dividida, em princípio, por 30 graus. Logo, 30 x 12 = 360 graus.
Você verá, mais adiante que as casas podem ter um pouco mais ou um pouco menos que 30 graus, quando são calculadas e a depender do DIA - MÊS - ANO nas Efemérides e nas Tábuas de Casas. Mas, por enquanto, basta saber que o Zodíaco básico está dividido de 30 em 30 graus. E que, além disto, quando o ano astrológico começa, a posição zodiacal é esta aí acima, ou seja:
- Áries está a ZERO graus do Ascendente e o Sol está entrando em Áries, isto é: estamos no Equinócio de Março.

- Porém, como os dias passam e o ano passa (o tempo passa, afinal!), você pode pensar que o Sol, a cada manhã, acorda em um lugar diferente. Isto é, as constelações (o Zodíaco gira) e o Sol também (lembre-se, para o astrólogo, a Terra é o centro!).
Veja bem como o Sol marcha (o passo do Sol). Esqueça a constelação 8, acima, que NÃO faz parte do Zodíaco dos astrólogos. Veja que o Sol “navega” passando da constelação 12, vai para a 11, 10 e assim, sucessivamente.

Tente descobrir, como exercício, quem é quem, isto é: qual número corresponde a qual constelação zodiacal (esqueça a número 8 ).

- a número 5 corresponde a Áries, 4 a Taurus, 3 a Gemini, 2 a Cancer, 1 a Leo.
- a número 13 corresponde a Virgo, 12 a Libra, 11 a Scorpio, 10 a Sagitarius, 9 a Capricorn, 7 a Aquarius e 6 a Pisces.

Então, o Sol dá um passeio pelo Universo e, a cada tempo, ele, o SOL, entra (isto é, trafega) no espaço de cada constelação zodiacal.

Como dissemos acima, por volta de 21 ou 23 de março, de cada ano - o início do ano zodiacal - o Sol entra em Áries.

Sobre os demais ASTROS (isto é, Mercúrio, Vênus, Marte, Lua, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão), você pode pensar exatamente como fizemos para o Sol.
Cada um dos astros percorre a mesma trajetória do Sol, só que, cada um ao seu modo. Os astros que estão mais próximos do Sol têm um passo mais veloz; os mais distantes, como Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão, são, digamos assim, os mais preguiçosos, e demoram muito mais tempo para percorrer todo o Zodíaco.

É claro que os planetas giram em torno do Sol; logo, à medida em que o Sol avança em sua “viagem” pelas constelações zodiacais, ele “carrega” consigo os planetas. É claro! Mas, como a órbita de cada planeta é diferente, pode ocorrer que enquanto o Sol já tenha entrado em uma constelação, o planeta ainda esteja, preguiçosamente, “do lado de cá”, girando na constelação anterior (ou já esteja na seguinte, dependendo do caso) - e isto, justamente, vai nos dizer se o planeta está RETRÓGRADO ou não… mas, quanto a isto, só veremos bem mais adiante, no cálculo de suas posições nas EFEMÉRIDES.
Continuaremos mais a frente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!