1 de setembro de 2009

TARO: NAIPES II

Falaremos hoje sobre as cartas com o naipe de Paus.

Dispomos de duas ordens de informações básicas para compreender as 40 cartas numeradas dos arcanos menores, as mesmas do baralho comum dos quatro elementos, que dão conta das qualidades de cada naipe, e os símbolos numéricos, que traduzem os atributos de cada uma das cartas numeradas de 1 a 10.

Na prática, o repertório de significados para as cartas de 1 a 10 é bastante contraditório, variando de escola para escola, de autor para autor. Em princípio, bastaria combinar os significados dos quatro elementos com os dos números de 1 a 10 para obtermos um bom ponto de partida para traduzir as 40 cartas numeradas do Tarô.

Às de Paus
Representa a energia material posta nas mãos do Homem para permitir que resista aos choques vindos do exterior e para servir de impulso na construção no plano físico.
Criação, invenção, empreendimentos, poderes; princípio, começo, fonte; nascimento, família, origem e um sentido de virilidade. O início de empreendimentos. Dinheiro, fortuna, herança próxima, êxito nos negócios financeiros. Seguida de Ás de Ouros ou de Sete de Paus, indica lucro, grande êxito nos negócios, entrada de dinheiro, prosperidade no comércio. Denota inteligência criadora, trabalhos úteis, êxito, empreendimentos que trazem consigo seus elementos de êxito.

Mental: Inspiração no domínio prático, idéia ativadora que surge no decorrer de um empreendimento.
Anímico: Sentimentos além dos limites, um tanto exagerados, mais expressivos que afetivos.
Físico: Negócios ativos, brilhantes. Êxito através da força. Saúde superabundante, excesso de sangue gerando uma atividade constante.
Negativo: Falta de energia. Constante recomeço. Forças que se anulam entre si.
Queda, decadência, ruína, perdição, perecimento; também certa alegria obscurecida.

2 de Paus
Simboliza um potencial interior que tende a se expandir. Preparação de um empreendimento para êxito futuro. Também pode significar surpresa, admiração, encantamento, emoção, perturbação, riqueza, fortuna, magnificência.

Mental: Bom julgamento, compreensão racional, idéias bem fundamentadas, mas que devem ainda ser desenvolvidas.
Anímico: Confiança, amizade, afeição, bondade na simplicidade.
Físico: Saúde em recuperação.
Negativo: Indica sofrimento físico, doença, tristeza, melancolia, aflição, desolação, temor. Denota divisão dos empreendimentos, obstáculos imprevistos. Não há conciliação possível:, sofrimento físico, enfermidade, aborrecimento, tristeza, mortificação.

3 de Paus
Indica o emprego da energia necessária para tomar consciência de suas próprias resistências a fim de as disciplinar, coordenar, para que sirvam de apoio aos trabalhos futuros. Simboliza a força estabelecida, o empreendimento, o esforço, as transações, o comércio, o transporte de mercadorias. Também significa cooperação eficaz em negócios, como se o bem-sucedido príncipe olhasse para o nosso lado com a finalidade de nos ajudar. Fim de perturbações, suspensão ou cessação de adversidade.
Mental: Discernimento; desvendamento de segredos ou de assuntos incompreensíveis. Intuição das coisas ocultas.
Anímico: Demasiado ativo para ser sensível; a pessoa se afasta do lado afetivo, evita as sutilezas.
Físico: Saúde boa, nervosa, ativa.
Negativo: Atividade sem descanso, fadigas e decepções.

4 de Paus
Representa o trabalho proveitoso do Homem para atingir seus fins através da energia material. Vida campestre, porto de refúgio, festa pela colheita doméstica, concórdia, harmonia, prosperidade. Repouso, paz e o perfeito trabalho. Progresso, felicidade. associação, aliança, reunião, contrato, êxito, adiantamento. Pressagia realização dos empreendimentos, empresas sérias e estáveis.

Mental: Decisão, autoridade nos julgamentos.
Anímico: Proteção, segurança nos afetos. Espírito de fraternidade.
Físico: Saúde excelente.
Negativo: Confusão, hesitação, promessa inadequada.

5 de Paus
Afirmação do livre arbítrio do ser humano para não se estagnar nas energias opressoras do mundo material e elevar-se a planos vibratórios mais sutis. : Sucesso que repousa em bases sólidas. Negócios de grande alcance; transportes, importação e exportação, luta na busca de riquezas e fortuna. Nesse sentido, relaciona-se com a batalha da vida. Significa ouro, riqueza, opulência, luxo, abundância. Pressagia a ajuda de circunstâncias favoráveis ao êxito dos empreendimentos, se o consulente não exceder o fim a que se propõe.

Mental: Espírito de decisão, podendo voltar-se para a dominação, para o autoritarismo.
Anímico: Sentimento dominador, protetor; vontade individualista.
Físico. Boa saúde, com excesso de energia vital.
Negativo: Litígio, disputas, impostura, contradição. Deve evitar a cólera, o orgulho e as paixões brutais.

6 de Paus
Simboliza o esforço do ser humano para disciplinar seus instintos e, com isso, garantir segurança para o seu futuro. é um vencedor triunfando, mas é também uma grande notícia, que pode ser levada solenemente por um mensageiro; é a expectativa coroada com o seu próprio desejo, a coroa da esperança, etc

Mental: Invenções, capacidade para concretizar os projetos.
Anímico: Amor profundo. Perpetuação, renascimento das cinzas.
Físico: Desenvolvimento contínuo, porém lento. Boa saúde, mas às vezes sujeita à apatia. Indolência.
Negativo: Lentidão, risco de desvios. Apreensão, temor, como se um inimigo vitorioso estivesse às portas; traição, deslealdade; também retardamento indefinido. Denota obstáculo, restrição, temor; assuntos relacionados a empregados. Pressagia: obstáculos, embaraços, atrasos, indecisões e, às vezes, insucessos nas empresas, se houver falta de vontade, de firmeza e de perseverança.

7 de Paus
Representa a possibilidade de sucesso para o Homem através do esforço e do trabalho ativo e contínuo. : Negócios em plena atividade e rendimentos, provocando muita movimentação. É uma carta de sucesso, pois os inimigos são incapazes de atingi-lo. Significa conferencia, colóquio, conversa, discussão, troca, comércio, negócio, correspondência. Conforme o consulente, anuncia fraqueza de amor; porém, seguido de Sete de Ouros e de Nove de Paus, denota abundância de bens e herança de parentes afastados. Representa a posse de todos os meios que fazem triunfar. Empreendimentos que trazem grandes lucros. É o emblema da matéria submetida as mil combinações da inteligência. Empreendimentos bem sucedidos, coroados de êxito.

Mental: Determinação. Poder de decisão em qualquer assunto.
Anímico: Grande irradiação, efeito mais em extensão do que em profundidade. Sentimentos expansivos. Facilidade para falar, realizar pregações, fazer animações.
Físico: Saúde excelente, atividades em excesso.
Negativo: Excesso de trabalho. No plano intelectual, significa discussão, disputa; nos negócios: conversações, guerra comercial, barganha.competição. Perplexidade, embaraço, ansiedade. É também uma advertência contra a indecisão.

8 de Paus
Indica boas condições, fruto de um equilíbrio geral, que prometem êxito ao homem que souber vencer as resistências da acomodação e colocar suas energias em ação. Negócios em desordem, mas que podem ser reorganizado. Excesso de guardados e de estoques. Atividade nos empreendimentos, os caminhos possíveis, prontidão, como a de um mensageiro expresso; grande pressa, grande esperança, rapidez no rumo de um objetivo que promete felicidade assegurada. De um modo geral, fala de tudo que está em movimento; e também das flechas do amor. Significa campo, agricultura, bens imóveis, divertimento, alegria, paz, tranqüilidade. É sinal de viagens por causa de dinheiro e de grandes negócios, felicidade certa. Denota empreendimentos que podem trazer lutas e discussões, porém serão bem sucedidos.

Mental: Abatimento, muita passividade a ser vencida.
Anímico: Maus modos e apatia a ser combatida. Lentidão emocional.
Físico: Saúde apática e desordens glandulares que uma dieta rigorosa pode corrigir.
Negativo: Dardos do ciúme, disputa interna, aflições de consciência, disputas; brigas domésticas para as pessoas casadas.

9 de Paus
Simboliza o Homem que sabe aproveitar o equilíbrio que realizou em si próprio para controlar suas energias e tem condições de determinar o momento exato para tomar suas decisões. : Invenções, negócios criativos. Liderança estimuladora e inovadora. Indica vigor na oposição. Se atacada, a pessoa enfrentará o ataque com ousadia; e poderá se mostrar um opositor formidável. Com essa significação principal, há todas as suas possíveis conseqüências: demora, suspensão, adiamento. Significa atraso, suspensão, adiamento, demora, obstáculo, contrariedade. Dinheiro a receber pelo trabalho. Ao lado do Dez Ouros prediz alegria por dinheiro. Este Arcano denota: empreendimentos científicos ou mistérios, para cujo êxito é preciso ter prudência e discrição.

Mental: Clareza de julgamento, inspiração no uso das energias.
Anímico: Sentimentos humanitários, cavalheirescos. Devotamento e proteção física.
Físico: Ótima saúde, harmoniosa.
Negativo: Obstáculos, adversidade, calamidade.

10 de Paus
Representa a vontade enérgica e esclarecida do Homem, que poderá manifestar, com persistência e independência, as experiência que acumulou no plano material. Prosperidade nos negócios e empreendimentos. Significa a opressão, mas é também fortuna, lucro, qualquer espécie de sucesso; pode, então, representar a pressão das próprias conquistas. Significa cidade estrangeira, o exterior. Denota prosperidade, ganho, êxito. Porém, se for seguida de Nove de Espadas, indica insucesso, perda de processo. Representa viagens, empreendimentos que têm toda a probabilidade de êxito e estabilidade. Êxito, reputação, celebridade pelas artes ou ciências. Alta recompensa devida ao mérito. Realização de atos que darão alegria e segurança.

Mental: Inspiração com relação ao domínio que pode ser alcançado no plano psíquico.
Anímico: Sentimentos familiares elevados. Fundação de uma linhagem, com bases sólidas.
Físico: Saúde equilibrada.
Negativo: E também uma carta de falsa aparência, disfarce, traição. Se o assunto for uma demanda judicial, pode haver certo prejuízo. Contrariedades, dificuldades, intrigas.

Continuaremos em breve com o naipe de Ouros.
(Constantino K. Riemma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!