13 de outubro de 2009

SIMBOLISMO DO QUADRADO


Além do circulo, o quadrado também é encontrado nos desenhos das mandalas, e é importante que possamos compreender um pouco sobre o seu significado. O quadrado, segundo alguns pesquisadores, é um dos símbolos mais usados, por ter uma representação precisa e uma significação arquetípica. O quadrado é uma forma rica em arestas, pode ser associado ao domínio da racionalidade, da impessoalidade e da neutralidade.

Por sua figura angulosa e contrastante é a forma mais ligada ao mundo tridimensional, ao plano objetivo. O quadrado agrega significados como firmeza, organização, solidez, sobriedade, repouso, passividade, estrutura, estabilidade, ordem, etc. O quadrado associa-se ao pensamento cartesiano, analítico. Indica frieza, precisão, cálculo, perfeição matemática.

Muitas pessoas se identificam com essas características. Quando uma pessoa é excessivamente formal e conservadora, dizemos que ela é “quadrada”.

Este é considerado o símbolo primitivo do objeto, da proteção, da propriedade, da moradia, do que está delimitado no espaço, daquilo que guarda e retém, do espaço fechado. Pode ser relacionado com aspectos da masculinidade. Enquanto que o circulo é a imagem do tempo, por significar movimento, o espaço é a imagem do quadrado, por representar inércia, limite e o mundo físico.Enquanto a cruz representa a forma dotada de vida e atividade, como o corpo físico com uma alma ou ânima (aquilo que anima), o quadrado representa a forma inerte, fechada em si mesma, sem vida e espacial em sua essência.

Quadrado simboliza uma interrupção do movimento, ou interrupções sucessivas. Seus quatro ângulos indicam uma descontinuidade no fluxo. A fluidez livre e sem interrupções está associada ao circulo, e o contrário é atribuído ao quadrado.

Enquanto o circulo está associado ao incorpóreo e ao imaterial, o quadrado está estreitamente ligado ao corpóreo e ao material. Altares, templos, cidades, ruas são exemplos de estruturas que tem utilidade para o ser humano.

É o símbolo da terra (quadrado) em oposição ao céu (círculo). É o universo criado, manifestado. Enquanto o céu simboliza o incriado, o imanifesto.

Platão considerava o quadrado e o círculo, por serem figuras universais ligadas ao mundo das idéias perfeitas, como contendo o belo por si mesmos. De acordo com o pensamento de Platão, o quaternário relaciona-se com a materialização das idéias. A materialização exprime a criação dos fenômenos do mundo que ocorrem no espaço. Ele está associado à matéria e a criação de formas imperfeitas, condicionadas ao mundo material, diferente das Formas Perfeitas, da qual o quadrado é uma expressão física.

Algumas Ordens esotéricas têm no quadrado um simbolismo que se relaciona com a atuação no mundo sensório-físico. Por isso, dentro do templo sagrado dessas organizações, os adeptos devem caminhar sempre seguindo em ângulos de 90o, que é a angulação constitucional do quadrado. O motivo deste rito é expressar a ordem que devemos buscar no trato com o mundo.
(Texto: Hugo Lapa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!