8 de maio de 2010

AS RUNAS MÁGICAS



A mitologia diz que Odin, o todo poderoso, antes de ser santificado e adorado, era um homem comum, que vivia de pequenos furtos e roubos ao longo de sua vida nômade. Preso depois de anos burlando as leis germânicas, Odin foi condenado a morrer preso à uma árvore.

De uma forma um tanto grotesca para os dias atuais, o condenado deveria ser amarrado na árvore sagrada( Yggdrasil ) em Asgard, por nove dias e nove noites de cabeça para baixo, quando sem bebida nem comida, morreria invariavelmente dentro de muito pouco tempo. Entretanto, foi durante este castigo que Odin encontrou pedras brilhantes dentro de um lago sob o qual ele fora dependurado.

Livrando-se das cordas que o prendiam, Odin apoderou-se daquelas fascinantes pedras desenhadas que tanto o encantaram e viveu durante anos, escondido nas montanhas do alto Rio Reno. Nesse tempo, ele conseguiu desvendar seus mistério e elaborar vários hieróglifos, quase todos baseados na escrita germânica, e um significado especial para cada um deles. Depois, então, os revelou aos mortais.


As runas lembram pedras "pré-históricas“ e são símbolos pictóricos gravados pelos antigos que não conheciam a escrita mas já se utilizavam deles para fazer suas previsões.É um oráculo criado e usado pelos vikings há aproximadamente 9 séculos. Os xamãs (ou sacerdotes) bárbaros as usavam como ferramenta primordial.

Por volta de 150 a.C à 250 a.C. uma tribo Germanica estabeleceu o sistema fonético conhecido por : "FUTHARK" derivado das seis primeiras runas. Assim teria sido criada a escrita alfabética, partindo de um modelo encontrado no norte da Itália. A partir destes grifus, surgiram as runas cujo significado é " Coisa Secreta ".

Seus praticantes eram conhecidos como os " Praticantes de Rumenal", que sacudiam a bolsa que continha as pedrinhas e espalhavam-nas pelo chão, interpretando os seus significados, através de seus símbolos, invertidos ou não.

Foi por volta de 117 d.C. que as runas chegaram ao Ocidente, trazidas pelas mãos dos emissários, aventureiros e comerciantes, que propagaram este método, utilizando madeira, metal ou até mesmo o couro.

Muitas vezes desenhavam seus símbolos com o sangue de animais sacrificados.

Os Deuses da Mitologia Nórdica deram nomes aos dias da semana, em alemão e em inglês:

Domingo
Sunday - Santag - Dia do Sol, dia de Baldur, Deus do Sol, da juventude e da beleza, Dia de Apolo
Segunda-Feira
Monday - Montag - Dia da Lua
Terça-Feira
Tuesday - Dia de Tyw, deus da guerra, Dia de Marte ou Ares
Quarta-Feira
Wednesday - Dia de Woden, Dia de Mercúrio.
Quinta-Feira
Thursday - Donnerstag - , Dia de Thor, Dia de Júpiter
Sexta-Feira
Friday - Dia de Freya, a Venus nórdica.
Sábado
Saturday - Dia de Saturno, ou das Nornes, para os germânicos, Deusas da adivinhação

As runas podem ser feitas de pedras, favas, madeira ou couro. A cartolina poderá ser utilizada para treinar, pois, do ponto de vista do ritual, o material é inadequado. Faça retângulos de 2 X 4 cm e desenhe os grifos. Faça um saquinho com pano vermelho, para guardá-las e para utilizar na ocasião da consulta. Pintar as Runas nas cores: vermelha confere energia vital, em azul cor consagrada a Odin e em amarela que é a cor planetária de Mercúrio. Árvores Sagradas: Bétula, Sorveira e Freixo. Você terá que “sentí-las” e se familiarizar com as formas pelas quais elas interagem.
 
O Ritual consiste na preparação do consultor e do ambiente para formular as perguntas às Nornes.

As runas, tradicionalmente, são lidas sobre um lenço branco ao lado de uma vela azul escuro e um incenso de aroma de rosas, uma taça de água com uma água marinha azul (Pedra de Odin) no seu interior , 7 pedras (quartzo branco, ametista, sodalita, quartzo rosa ou verde, citrino, jaspe sanguíneo e uma turmalina negra ) com elas forme uma mandala representando os 7 chacras.

É usado um pêndulo com a função de limpar as runas, retirando os resíduos da consulta anterior. AS mãos devem ser lavadas antes das consultas e perfumadas com óleo essencial consagrado para este fim. O consultor não pode ingerir álcool nem antes ou durante a jogada.

Antes do jogo, uma prece invoca o guardião das runas " Odin " e pedindo a iluminação das " Nornes ", a neutralização das forças negativas de " Loki " e a interseção da sabedoria de "Mimir". As runas são retiradas do saquinho e esfreguedas com as mãos para energizá-las.

O pêndulo é consultado para saber se as runas estão devidamente energizadas: se o pêndulo responder não (oscilante), as runas são lavadas com água e sal,é repetida a lavagem das mãos e a unção com óleo e as runas são esfregadas com as mãos para energizá-las. Caso a resposta seja sim (estiver equilibrado), as runas são recolocadas no saquinho e prossegue a consulta.

O consulente retira as runas e dispõe com a face para baixo, sobre o lenço branco. O consultor, então, vira cada uma (sempre de lado, nunca para cima ou para baixo) para interpretá-las.

Os métodos são vários , sendo os mais comuns o de 1 Runa e 3 Runas . No caso de 1 Runa, chamado de " A Runa de Odin " , formule mentalmente a pergunta ( se o consulente estiver presente, peça que ele a faça ) , misture as pedras no saco e retire uma, esta será a resposta à sua pergunta. No caso de 3 Runas " O Comentário das Nornes ", o processo é o mesmo, porém a primeira pedra retirada significa a situação vivida no momento, a segunda pedra a ação necessária e a terceira pedra a nova situação.

AETTIR - Essa palavra tem origem nórdica e significa grupo de oito elementos.No caso de oito runas no alfabeto rúnico, temos três Aettir.

Aett de FEHU
Está relacionado ao Deus que rege a fertilidade, Freyr, e sua família diz respeito à realização material da nossa vida, ao plano físico, material ou circunstancial (Fehu Uruz Thurisaz Ansuz Raido Kano Geibo Wunjo)

Aett de HAGAL
Este aett está relacionado a nosso plano emocional(Hagal Nauthiz Isa Jera Yr Peorth Algiz Sigel)

Aett de TYR
Dedicado ao Deus de Tiw que rege os assuntos legais e era chamado o Deus da Guerra, pois era invocado para trazer a justiça, esta família está ligada ao plano espiritual (Tyr Berkana Ehwaz Mannaz Laguz Inguz Dagaz Othila )

Além desses dois métodos, existem outros mais complexos, quais sejam :

5 Runas - " A Cruz de Thor" , 5 Runas - " A Batalha de Tyr ", 5 Runas - " O Esclarecimento de Odim " , 5 Runas - " O Conselho do Mestre ", 7 Runas - " As Sete de Baldur ", 9 Runas " A Mandala de Frigg " , 11 Runas " O Portal de freyr ", 12 Runas - " O Jogo do Relacionamento ".

O Consulente senta-se à frente do consultor. O referencial sobre a posição das runas : USUAL / INVERTIDA é sempre do consultor e não o contrário.

O Mundo Espiritual, é o Aett que nos conduz à nossa meta espiritual, ou à procura para o mundo espiritual, nos confere: coragem, nutrição, mudança, auto-conhecimento, despertar intuitivo, novos começos, modificação pessoal, rupturas radicais.

Ainda existe uma runa somada ao alfabeto que não pertence a nenhuma das 3 famílias acima, é a runa do destino. Entre as 25 runas, nove são lidas do mesmo modo, as outras 16 podem ser lidas em pé ou invertidas, e estas indicam uma situação que pode impedir o movimento ou que o movimento não deve ser tentado nesse momento.

Ciclo da auto-transformação: são runas que formam um campo de energia dentro do alfabeto rúnico. Quando duas ou mais dessas runas aparecerem juntas numa leitura, trazem sucesso e crescimento pessoal. São elas: Ansur, Ur, Nied, Thorn, Hagal, Ken, Rad, Eoh, Peorth, Berkana, Ing, Daeg, Othel.

AS RUNAS E OS SEUS SIGNIFICADOS:

FEOH "Gado"
Dinheiro, Nutrição, Fertilidade, Riqueza, Criação. É a runa dos bens móveis, dos investimentos, da nutrição. Em geral a tirada dessa runa é boa. Ela determina a prosperidade e também um recomeço.
INVERTIDA: Avareza, perdas e discórdia.
MENSAGEM: Aproveite o enriquecimento e viva o seu sucesso

UR "Bisão"
Teste de força, Novas responsabilidades, Maturidade. Esta runa fala da energia ativa da criação. É o impulso necessário para o início de novas atividades. Ela fala justamente de mudanças na vida de quem a retira num jogo
INVERTIDA: Pode significar uma força mal direcionada que traz fraqueza e doença.
MENSAGEM: Não tenha medo de enfrentar o novo, renove-se

THORN "Deus Thor"
Quebra de dificuldades, Defesa e Proteção, Atitude de alerta. Representa regeneração e fertilidade. Está associada à sexualidade. Significa o ritual de passagem para uma outra situação.
INVERTIDA: Significa perigo de traição, deslealdade e tédio.
MENSAGEM: As vezes a melhor ação é parar. Não reagir também é agir.

ANSUR "Boca"
Conhecimento, Comunicação, Nutrição. Representa a consciência, inteligência e comunicação. É a runa do poder espiritual e da sugestão através da palavra. INVERTIDA: Demagogia, manipulação, desilusão e imcompreensão.
MENSAGEM: Toda aprendizagem vale a pena, é tempo de meditar.

RAD "Roda"
Movimento, Mudança para melhor, A roda da Vida. Nela estão contidas as idéias de liberdade, de direção e de controle. Mostra que, até atingir o objetivo, o caminho a trilhar será árduo.
INVERTIDA: Crises, rigidez, irracionalidade, ineficiência, problemas em viagem.
MENSAGEM: Saiba aproveitar as mudanças, liberte-se de desejos e ilusões.

KEN "Tocha"
Abertura, Claridade, Criatividade. Esta runa está associada ao fogo criador. É a regeneração através do sacrifício e da morte. É a runa dos artistas, pois designa a capacidade de gerar e criar. É a runa das paixões, da sensualidade, indica boa saúde, habilidade e muitas vezes para a mulher, gravidez.
INVERTIDA: Significa doenças e pouca inspiração.
MENSAGEM: Os Caminhos Estão abertos, revigore-se com as novas energias.

GEOFU "União"
Associações, Compromissos afetivos, Uniões com equilíbrio. É a runa indicadora da generosidade, do amor, do dom de dar e receber. Favorece as parcerias, uniões, casamentos. É a runa da harmonia.
INVERTIDA: Não há.
MENSAGEM: União sem anulação, associe-se, mas em harmonia.

WYNN "Alegrias"
Vitórias e Júbilo, Racionalidade e Racionalismo, Não Passionalidade. Representa alegria, felicidade e a força de atração entre seres de mesma energia. Significa harmonia entre famílias, clãs e países. É a runa da energia aglutinadora.
INVERTIDA: Significa falta de prosperidade, inimizades.
MENSAGEM: É necessário calma para se atingir a vitória, deixe a felicidade invadir.

HAGALL "Granizo"
Interrupções, Limitações Naturais, Forças superiores ou inferiores. É a runa da estrutura, da harmonia cósmica. Representa os fatos que estão fora do nosso controle, fatos que podem nos favorecer ou não. Ela fala também de quebras, rompimento, algo repentino.
INVERTIDA: Não há.
MENSAGEM: Precisamos aprender a conviver com as limitações naturais da vida, é tempo de rompimento, separação.

NIED "Necessidade"
Carências e Déficitis, Atrasos, Doenças. Acima de tudo esta runa recomenda paciência. A retirada dela num jogo demonstra que tudo virá a seu tempo, o que pode significar algumas dificuldades. Pode trazer perda de liberdade e restrições. Recomenda cuidado ao assumir dívidas. No amor é favorável
INVERTIDA: Não há
MENSAGEM: Atrasos podem ser providenciais. Aprenda com a adversidade.

IS "Gelo"
Congelamento, Adiamento,Preservação. Nos fala da preservação e da resistência a mudanças. Previne sobre um obstáculo que está logo à frente e pede cautela e revisão de planos. No amor e nos negócios é desfavorável.
INVERTIDA: Não há
MENSAGEM: É melhor deixar para um momento mais propício, é tempo de parar.

JARA "Colheita"
Justiça, Karma, Final de Ciclo. É o ciclo da natureza , significa boas colheitas, bons resultados. É uma runa muito benéfica, runa da esperança, que traz paz, plenitude e prosperidade
INVERTIDA: Não há
MENSAGEM: Que o martelo de Thor, gire sobre as nossas cabeças, segundo as designações do grande deus Odin.

YR "Teixo"
Reflexão, Abnegação, Espiritualização, Ação. Representa a espinha que sustenta todo o corpo da iluminação espiritual. Pede força mental e flexibilidade.
INVERTIDA: Não há.
MENSAGEM: A reflexão deve ser o alicerce da ação, saiba aguardar o momento.

PEORTH "Revelação"
Revelações, Mistérios, Poderes Ocultos. Significa a revelação. Favorece investimentos e jogos. É a runa da sorte
INVERTIDA: Grandes perdas em jogos, mistérios e confusão.
MENSAGEM: As revelações serão agradáveis, é preciso ousar para encontrar.

EOLH "Alce"
Proteção e Defesa, Abnegação, Espiritualização. Significa a busca do homem e seu poder de atração. A retirada dessa runa num jogo indica que haverá ajuda divina.
INVERTIDA: Falta de proteção, perigo.
MENSAGEM: Ajoelhe-se e receba as bençãos, controle suas emoções.

SIGEL "Sol"
Vitória Incondicional, Derrota de todo mal, Integralidade. É a grande força diretriz da evolução individual. Runa de grande poder, fala da força vital colocada à nossa disposição. Com ela incorporamos novas energias.
INVERTIDA: Não há.
MENSAGEM: A Vitória é Incondicional. Receba a força vital.

TYR "Guerreiro"
Homem, Coragem para lutar, Bom desempenho Sexual. É a runa da justiça, da ordem e da vigilância ,e também, da morte e da fertilidade.
INVERTIDA: Significa injustiça, desequilíbrio e auto - sacrifício.
MENSAGEM: Coragem para prosseguir a luta, cultue a paciência.

BEORC "Gestação"
Fertilidade, Crescimento, Concretizações. Runa muito favorável às mulheres e resolução de problemas femininos. Promete crescimento nos negócios, assuntos familiares e relacionamentos.
INVERTIDA: Esterilização, estagnação.
MENSAGEM: Os Sonhos serão realizados, olhe para o seu interior.

EOH "Cavalo"
Mudanças rápidas, Notícias, Pequenas Viagens. É o símbolo da lealdade. Ela nos fala de mudanças, viagens, transformações e auxílio.
INVERTIDA: Desarmonia, conflitos.
MENSAGEM: O Cavalo de Odin, atravessa Qualquer obstáculo, é tempo de mudar.

MANN "Humanidade"
Altruísmo, Ajuda desinteressada, Posturas imparciais. Significa a interdependência da humanidade como um todo. Ela define uma ajuda na resolução das dificuldades.
INVERTIDA: depressão, conflitos, cegueira.
MENSAGEM: O Homem como ser social, mantenha a modéstia.

LAGU "àgua"
Mulher, Aspectos Inconscientes, Intuição e vidência. Ela define um crescimento de nossas forças inconscientes.
INVERTIDA: Medo, impedimentos.
MENSAGEM: Como a água, Intuição é fonte de vida, libere a criatividade.

ING "Herói"
Pendências, fechamento de ciclo, términos e reinício. Essa runa prenuncia um novo acontecimento, novo começo, até mesmo um nascimento. Mas pode definir também uma certa aridez.
INVERTIDA: Não há.
MENSAGEM: Nenhuma ousadia é fatal, aproveite para recomeçar.

OTHEL "Velho"
Conservadorismo, Legados Materiais e Morais, Separação. Representa ganho de dinheiro através do esforço e do trabalho. Pode designar também algo que chega em consequência de uma separação.
INVERTIDA: Não se prenda a velhos condicionamentos e autoridades estabelecidos. MENSAGEM: É preciso envelhecer com sabedoria, faça sem fazer.

DAEG "Dia"
Esperança, fim de dificuldades, Retorno da perfeição. Símbolo do crescimento em qualquer área da vida. Desígna também aumento de conhecimento e de prestígio no trabalho, além do aumento de dinheiro. Às vezes fala de mudança de opinião e de atitude.
INVERTIDA: Não há.
MENSAGEM: A escuridão está prestes a terminar. Esteja de olhos abertos para não perder uma chance.

WIRD - O Nada
Destino, Situação em aberto, sem comentários. Essa runa é chamada de "Runa Branca". É a runa da confiança total e do começo. É a runa de Odin.
INVERTIDA: Não há.
MENSAGEM: Assim é, e assim será.

A RUNA DE ODIN - Jogo de uma pedra
Esta é a utilização mais simples e prática do oráculo, consistindo na seleção de uma Runa para uma visão global de uma situação inteira. Retirar apenas uma runa pode ajudá-lo a focalizar mais claramente sua questão. Por exemplo, quando você estiver preocupado com alguém que se encontre longe e não houver possibilidade de entrarem em contato, concentre-se nessa pessoa e então retire uma Runa. Esta prática abre na mente um portal para o incomum.

LANÇAMENTO POR TRÊS
O número "Três" figura com destaque nas práticas divinatórias dos antigos. Tendo a questão bem clara na mente, escolha três runas, uma de cada vez, e em seguida, coloque-as por ordem de retirada da sacola, da direita para a esquerda. Coloque-as no "campo"com o lado branco para cima e depois desvire-as. Sendo a partir da direita, a primeira Runa falará da SITUAÇÃO como É; a segunda (no centro) sugerirá o CURSO DE AÇÃO REQUERIDO e a terceira indicará a NOVA SITUAÇÀO QUE EVOLVERÁ, após você ter enfrentado seu desafio com sucesso.


LANÇAMENTO POR CINCO
Numa situação mais complexa, este lançamento pode penetrar nas características distintivas desta incerteza. Depois de formular a questão com clareza, retire as cinco pedras da sacola, uma de cada vez, colocando-as uma abaixo da outra em ordem descendente:

1) Perspectiva Global da Situação 2) Desafio 3) Curso de Ação requerido 4) Sacrifício 5) Situação desenvolvida.

O termo "sacrifício", na quarta posição, aponta para o reconhecimento de que a vida lhe oferece escolhas, opções, que com frequência, são mutuamente exclusivas. O termo sacrifício aqui, se refere ao que precisa ser descartado, mudado, rejeitado, a fim de que surja uma nova integralidade. Não significa sofrimento e perda.

A CRUZ RÚNICA
Este tipo de lançamento é proveitoso, quando queremos um quadro mais completo da situação. Inspirada no Tarot, a disposição requer que sejam selecionadas seis Runas, as quais ficarão dispostas na forma de uma cruz celta.

A primeira runa representa o Passado, aquilo de onde você está vindo , o que jaz à sua retaguarda. A segunda runa representa você agora. A terceira, ou runa do futuro, indica o que está à sua frente, os próximos acontecimentos. A quarta runa fornece a fundação da matéria em consideração, os elementos inconscientes e forças arquetípicas envolvidas. A quinta runa ou desafio indica a natureza dos obstáculos em seu caminho. A runa final aponta NOVA SITUAÇÃO que virá, quando você enfrentar seu desafio com êxito.

A Cruz Rúnica é um lançamento que contém um considerável nível de informação e oferece incentivo para profunda reflexão. Se após retirar as seis runas e considerá-las, você continuar sem clareza de idéias, devolva todas as pedras à sacola e retire uma única runa. Esta sétima, a Runa da Resolução, lhe mostrará a essência da situação.

LANÇAMENTO DAS TRÊS VIDAS
Este lançamento inclui a experiência da reencarnação. Apresenta uma perspectiva de sua passagem em 3 níveis, sendo disposto na forma da Runa INGUZ. As runas representam:

1 - Condições de nascimento e infância 2 - Seu presente 3 - Futuro nesta vida 4-Encarnação Passada 5 - Encarnação Futura

O Lançamento das três vidas proporciona informação relacionada a aspectos não resolvidos de seu passado. Uma vez identificados estes elementos, você pode modificar sua situação presente, desta maneira afetando o futuro nesta vida, bem como seu próximo ciclo.
 
LANÇAMENTO QUATRO QUADRANTES

Este lançamento é mais complexo e a leitura poderá ser feita simultâneamente nos grupos e no total do conjunto. São retiradas 11 pedras e dispostas em uma forma retangular, começando pela esquerda, como no desenho. A pedra 11, central, é a estrutura do problema e deverá ser lida em primeiro lugar.As pedras 1,2 e 10, formam a situação e a pessoa, seu momento presente. As pedras 5, 6 e 7, são os envolvimentos e oposições, desafios e sacrificios que envolvem a situação. As pedras 2, 3, 4 e 5, indicam o acontecimento seguinte e as pedras 7, 8, 9 e 10, os futuros acontecimentos.

JOGADA ASTROLÓGICA
A jogada astrológica é conhecida pelas pessoas que estudam astrologia e é muito utilizada no jogo do Tarot e outros oráculos. São retiradas 13 pedras e as mesmas são dispostas em círculo, como no desenho, da esquerda para a direita, no sentido anti-horário. A leitura é feita individualmente em cada casa e também pode ser usada a legenda de quadraturas:

1 - A pessoa e como se mostra ao mundo 2 - Vida profissional e posses 3 - Casa e Viagens 4 - Família 5 - Filhos, Humor 6 - Bens, finanças, rotina 7 - Amor, pessoa amada 8- Saúde 9 - Vida espiritual e viagens longas 10 - Amigos, carreira e mudanças 11 - Vida social, esperanças, desejos, estudos 12- Situação emocional da pessoa, medos 13- O presente

Quadraturas:
1,13,12 = A pessoa 2,6,10 = A vida profissional 3,4 = Familia e casa 5,7 = Vida emocional 3,9 = Viagens e Mudanças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!