28 de maio de 2010

ELEMENTOS E O SER


Os elementos estão presentes em tudo, em todos os seres vivos, em todas as coisas e são formas de manifestação de energia que agem em diversos níveis, do atômico ao galáctico. Toda pessoa é formada pela matéria dos quatro elementos, portanto, sujeita a força dos quatro elementais que a constitui.

Numa determinada coisa sempre algum dos elementos predomina e isto também acontece não somente no que diz respeito às coisas em geral mas também ao próprio ser humano. Uma pessoa, ou mesmo um animal qualquer, sempre mantém estreita relação com algum dos elementos e este lhe é particularmente favorável.

Nas religiões baseadas na Cabala os elementais sob alguma forma estão presentes e até mesmo citados os mas mais elevadas expressões angelicais, tanto é assim que é dito que Miguel governa o vento do leste, Rafael, o vento do oeste, Gabriel , o vento Norte , e Uriel, o vendo sul.

"Nosso sentimento da realidade neste mundo material é totalmente ilusório. Nada conhecemos da verdadeira natureza dos objetos e dos seres, mas apenas as impressões que produzem sobre nossos sentidos, e deduzimos conclusões, quase sempre errôneas, do conjunto dessas impressões" (Annie W. Besant).

Na caminhada do desenvolvimento espiritual os elementos intervêm na natureza da pessoa pois o elemento predominante no indivíduo condiciona em parte a sua forma de agir e de pensar. Por sua vez a pessoa molda formas de pensamento no astral segundo a sua própria maneira de ser, assim ela cria uma categoria elementares artificiais. Estes são formas criadas pela mente das pessoas, por isso é que o mundo astral encerra uma inconcebível variedades de coisas, desde que ali existe uma réplica de tudo quanto há no plano físico, e muito mais, pois devem ser também levados em conta também a existência daqueles elementais criados pelo pensamento das pessoas além de tudo aquilo que tem ali o seu próprio plano existencial.

Pelo que afirmamos conclui-se que muitas coisas que existem com formas no astral, no mundo material elas existem apenas como pensamentos.

No plano astral existem todos os elementais que correspondem aos elementos da natureza sob as suas mais diversificadas formas e também uma imensa quantidade de elementais artificiais, aqueles gerados pela mente das pessoas. Na realidade esses são formas relativamente efêmeras.

Os elementos da natureza têm características próprias, um tem poder sobre os outros, um contro-la outro tornado resultando disto o equilíbrio da natureza. A água, por exemplo, pode ser detida até certo limite pelo elemento terra. Com o elemento terra se faz uma barragem capaz de controlar a água, se faz um recipiente, um vaso que pode conter a água, mas esta pode amolecer a terra, dissolve-la. A água apaga o fogo mas por sua vez o fogo transforma o estado físico da água ( evaporação). A terra apaga o fogo mas o fogo pode transformar o estado da terra, derrete as rochas gerando os vulcões; transforma as rochas em lava. O ar tanto pode intensificar o fogo quanto apaga-lo; ele movimenta a água criando as ondas. O fogo ( calor) aquece o ar gerando diferenças de pressão atmosférica que ocasiona os ventos, que e que mobilizam a própria água. Com terra pode-se provocar (atrito entre duas pedras gera faiscas) ou apagar o fogo.

Cada pessoa tem um elemento que lhe é característico somente pelo seu jeito de ser. As afinidades ocorrem mais por padrão comportamental do que por predisposição no nascimento.

Em decorrência da maior ou menor intimidade os elementos as pessoas guardam características ligadas a um determinado elemento. Isto é o que faz com que freqüentemente vejam-se pessoas que apresentam qualidades especiais para determinadas atividades que algumas vezes refletem-se em condições que o vulgo atribui ao acaso, à "sorte".

De igual maneira, entenda-se que, mesmo que os elementos determinem modos de ser do organismo esses modos de ser retratam perfeitamente as qualidades daquele espirito. Dissemos que uma predominância do elemento água [4] acarreta nas mulheres uma natureza bem maternal, assim sendo um espirito que na sua caminhada tenha já desenvolveu bem essa qualidade, ou que tenha algum carma que precise desse tipo de caráter, por certo encarnará como uma pessoa água.

A afinidade entre a pessoa e um elemento resulta da harmonia vibratória entre o elemento e a pessoa, pois isto é apenas um efeito de ressonância. Cada espirito encarna o corpo que merece. mesmo que esse corpo físico seja fruto da hereditariedade.

É por isso que os humanos são chamados de "o microcosmos", porque neles estão contidos os 4+1 elementos que formam todo o cosmos. É isso que diferencia os espíritos humanos dos espíritos elementais: Enquanto os humanos são formados pelos 4+1 elementos, os elementais podem possuir + de um elemento em sua constituição, mas nunca os 4+1.

Na astrologia os signos são divididos em 4 grupos, cada um equivale a um elemento:

FOGO (INTUIÇÃO): Imaginar, criar, idealizar - Áries, Leão, Sagitário
TERRA (SENSAÇÃO):Tocar, realizar, fazer - Touro, Virgem, Capricórnio
AR (PENSAMENTO): a mente - Gêmeos, Libra, Aquário
ÁGUA (EMOÇÃO): o coração - Câncer, Escorpião, Peixes

A antiga filosofia grega também estava baseada na doutrina dos quatro elementos, que eram equacionados como as quatro faculdades do homem:

Moral ( fogo ),
Estética e Alma ( água ),
Intelecto (ar) e
Física ( terra ).

"Os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididos em dois grupos que se assemelhm aos dois grupos da filosofia chinesa:

YIN representa Água e Terra - PASSIVOS
YANG o Fogo e o Ar - ATIVOS

Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos e ponderados.
Os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e se expressam socialmente com menor precaução.

Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga:

colérico (quente e seco),
sanguíneo (quente e úmido),
melancólico (frio e seco) e
fleumático (frio e úmido).

Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa, respectivamente.
Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor em criar ou desfazer conexões"

Na teoria alquímica Elohains também se trabalha os elementos, que na verdade, é a base da alquimia. Na alquimia Elohian existem 10 elementos, sendo divididos em dois grupos:


Estes elementos são associados aos Herts que seu cérebro emite/comporta. Por exemplo, seu cérebro tem uma emissão de energia similar a energia que o fogo emite, logo seu elemento primário é o fogo.

Segundo Franz Bardon existem 5 elementos:
Akasha - O princípio etérico
Tejas - O princípio do fogo
Waju - O princípio do ar
Apas - O princípio da água
Prithivi - O princípio da terra

E deles se originam o todo, e os seres humanos como microcosmos teriam cada um desses elementos dentro de si, e seriam responsáveis pelas características da personalidade.

Os verdadeiro Elementos Espirituais são Adhi e Anupadaka. Eles correspondem aos Chakras, Ajna e Sahashara, plexos nervosos, enquanto Akasha corresponde a Visudhi, o plexo cervical. Isto é, no nível atual de nosso conhecimento. É bem provável que haja gamas vibratórias ainda mais sutis e profundas."

Pode-se sentir não ser conflitivo quando é dito que as características pessoais resultam de alguns fatores de natureza genética como afirma a ciência oficial, e dos elementais da natureza como afirmam alguns sistemas místicos, mas que dificultam o entendimento quando as religiões e sistemas místicos concomitantemente também dizem que é o espírito e não a matéria quem responde pela maneira de ser, pelas características de uma pessoa. Afirmamos sim, a matéria é o instrumento e o espírito o musicista e que cada musicista recebe o instrumento mais adequado para o exercício de sua arte.

Vejamos as características de cada elemento no ser:

- ÁGUA:

A água é a fonte da vida, a mãe de todas as coisas, por isso a mulher "água" é muito maternal e dotada de muita sensualidade. As meninas gostam de brincar com bonecas, de casinhas e algo assim. São aquelas crianças muito afeitas a banhos, que gostam de levar os brinquedinhos para o banho e brincar na água com eles enquanto se banham. Fisicamente têm pouco brilho nos olhos, têm pele macia , e pouca transpiração.

As pessoas de "água" são basicamente introvertidas, tímidas, sensíveis e responsáveis. São pessoas racionais, lógicas, pensativas, organizadas e aplicadas, e que apegam-se muito a detalhes. São artistas, temperamentais, ciumentas, que guardam mágoas e rancores passando a serem até mesmo muito vingativas. São muito egocêntricas mas gostam de agradar àqueles de quem gostam.

Nelas prevalece o reino das emoções profundas e das reações dos sentimentos , indo desde paixões compulsiva e temores irresistíveis , até uma aceitação e um amor que abrange toda a criação. A sensibilidade de água é tamanha, e a sua vulnerabilidade à magoa tão pronunciada, que se as reações emocionais não forem controladas e adequadamente canalizadas, podem levá-las a um estado de instabilidade emocional. Contudo essa sensibilidade não deve ser considerada uma fraqueza, pois a água tem grande força e tem um longo e importante poder, especialmente quando é canalizada de uma forma concentrada.

Podem facilmente ser sensacionalistas porque gostam de cultivar potencialmente tempestades interiores e que podem apresentar distúrbios emotivos quando sentem a vida chata.

Como um renal o indivíduo água tem excesso de energia no rim e falta de energia no estômago. Por isto os seus sintomas mais freqüentes são oriundos de distúrbios digestivos ( baço, pâncreas e estômago ).

O indivíduo água tem predisposição exagerada para a limpeza. As fadigas, cansaços, em todas as situações em que haja perda de energia a pessoa água se recompõe facilmente na beira de um rio, na margem de um lago, numa praia , ou mesmo com u banho refrescante.

AR:

Podemos dizer que a sintonia com um silfo pessoal confere-lhe acesso ao reino dos arquétipos. Por isto as pessoas do elemento ar gostam muito das coisas imponderáveis, das coisas que não se apresentam com formas concretas. Este elemento retrata pessoas que preferem esportes como, por exemplo, o pára-quedismo. São pessoas que se sentem bem em lugares altos e que por isso, em parte, como profissão dão preferência a atividades de piloto de aviões, aeromoças, equilibristas, trapezistas e coisas assim. Também gostam muito de pescar especialmente enquanto paralelamente têm como segundo elemento a água.

Correspondem ao BIOTIPO HEPÁTICO - Tai Yang - ( que os japoneses costumam chamar "tipo sardinha ") . São pessoas progressistas, revolucionárias, pioneiras, sendo muitas vezes não bem compreendidas pela sociedade convencional. Têm idéias que sensibilizam as pessoas facilmente, são simpáticas e envolventes. Têm dificuldades de aceitar as limitações do corpo. Por outro lado são tendentes às doenças respiratórias, que pioram em lugares fechados, abafados. Têm tendência para doenças respiratórias.

Geralmente são pessoas que pensam muito, são inteligentes, por isto bastante criativas, com forte dose de autoconfiança naquilo que fazem mas sem grande poder de decisão naquilo que pretendem. Dotadas de orgulho e amor próprio embora que via de regra sejam um tanto fúteis, facilmente influenciáveis, sem vontade muito definida. Quando recebem a devida atenção são dóceis, fáceis de ser conduzidas, mas quando são atingidas além de um determinado limite elas podem explodir em cólera violenta. São criativas, tendem a estimular a inspiração e a criatividade. A sexualidade não está no topo da lista de prioridades. Admiram os seres alados, dos pássaros e não suportam vê-los maltratados ou presos.

Grande tendência a gazes, flatulência, e acidez. Apresenta falta de energia no fígado e excesso no pulmão.

São pessoas que vivem no reino abstrato do pensamento, gostam de expandir a sabedoria e geralmente são muito curiosas. São pessoas que amoldam-se com facilidade às situações mas que não permanecem assim por muito tempo ( O ar amolda-se facilmente a um recipiente mas sempre está tendendo a escapar pelo menor orifício), na primeira oportunidade tomam uma outra forma qualquer. São pessoas que gostam de toques físicos, são afetuosas, adoram ser acariciadas.

Por serem pessoas volúveis magoam facilmente os entes queridos mas quando tomam consciência disto sofrem pois são essencialmente amorosas; apenas não compreendem o quanto uma ato pode atingir uma pessoa.

TERRA:

A pessoa predominantemente terra é pesada, lenta, um tanto avesso às mudanças. Assim é que demonstram propensão por profissões que exigem pouca mobilidade, poucas mudanças. Como expressão de arte preferem a esculturas e confecção de artesanatos. Grande tendência a se tornar colecionador, museólogos, arquitetos.

Não gosta de mudar, vive "presa" a um local por isso é uma daquelas pessoas que gosta de passar as férias todos os anos num mesmo lugar. Não gosta muito de mudar e por isso muitas vezes vive a vida inteira numa mesma cidade, muitas vezes preferindo ficar sempre numa mesma cidade apegada aos bens materiais, à uma casa, objetos antigo, e coisas assim.

Qualquer situação nova lhe causa ansiedade ou mesmo irritação. Tendência a manifestar ansiedade de antecipação diante de qualquer evento. Se vão vai viajar não consegue dormir na noite anterior e em muitas situações pode isto chegar a causar algum distúrbio físico ( vômitos, diarréia ), têm muitos problemas de intestino, hemorróidas, hiper ou hipotensão com igual facilidade; e doenças do aparelho respiratório.

É bem afeita ao trabalho pesado, responsável, e dotada de sentimentos com fortes raízes. Sente-se bem com o contato com a terra por isso sente necessidade de, pelo menos, numa parte, do dia ficar descalça. Sexualmente forte mas não dada a aventuras amorosas, nisto difere muito da grande necessidade sexual de fogo e da voluptuosidade erótica de ar e não tende a ter temperamento colérico, explosivo mas, por outro lado, está sujeita a ser rancorosa.

Uma pessoa terra facilmente recarrega-se de energia sutil quando se recosta à uma pedra, a um rochedo, ou mesmo à uma árvore, assim como o contato com o sol recarrega a pessoa ar e o contato com a água a pessoa água. São as pessoas que correspondem ao denominado BIÓTIPO PULMONAR = Tai Yin. (Os japoneses denominam de "Tipo Vaca").

São pessoas com corpo gelado, friorentas, pescoço bem desenvolvido, pernas curtas, muito transpirantes. Tratam-se de pessoas persistentes e teimosas, que mesmo sabendo que estão erradas não mudam.

O elemento terra tem muita objetividade nas cosias, têm os "pés no chão", que acreditam mais nos sentidos, nas razões praticas das coisas; mais ligadas aos elementos da subsistência, do suprir necessidades básicas. São receptivas como a terra, mas de decisão forte e grande força de vontade. Têm muita persistência, eficiência e que falam e agem de forma objetiva e cautelosa.

FOGO:

Os elementais do fogo estão presentes não apenas entre as chamas mas também em todos os meios, mesmo dentro do elemento terra e do elemento água. Onde quer que exista calor esses elementais se fazem presentes.

Quando no indivíduo há predominância do elemento fogo ele se apresenta com temperamento explosivo. As pessoas fogo são emocionais, impulsivas e impetuosas.

O Fogo é um princípio transformador mas pode agir em dois sentidos. A predominância fogo pode transformar uma pessoa em líder, em condutor de outras pessoas, governantes e coisas assim. Mas, por outro lado, os indivíduos fogo quando desajustados, com facilidade tornam-se revolucionários, guerrilheiros, incendiários, extremistas, etc.

O elemento fogo intensifica a espiritualidade, a sua energia promove a destruição do que e velho e a edificação do que é novo, por isso as pessoas com predominância fogo constituem a maioria dos inovadores, daquelas pessoas pouco conservadoras, e que quando conseguem controlar a pressa e a impaciência que lhes são peculiares podem se tornar grandes pesquisadores.

Tendência a comer muito e engordar pouco, pois os processos de assimilação são rápidos. Prefere alimentos leves. Metabolismo acelerado, o inverso da pessoa terra que dá preferência a alimentos pesados.

São pessoas irrequietas e hiperativas pelo que facilmente estão sujeitas a um desgaste físico, a um estado de stress, tudo quanto faz tem que ser rápido, não suporta esperar, não gosta de voltar, de passar por onde já passou antes, quer sempre seguir em frente, não gosta de recuar e têm preferência por lugares altos, mas ainda mantém vínculos com o meio em que vive.

Os indivíduos do elemento fogo são denominados por algumas escolas de BIÓTIPO CARDÍACO - Shao Yang - ( Os japoneses chamam de biótipo porco ). São pessoas com muito brilho nos olhos, geralmente espontâneas e bastante extrovertidas, muito ativas, agitadas, impacientes, mas pouco persistentes. Embora sejam de natureza alegre, caem facilmente em depressão. Mesmo que sejam impulsivas, explosivas, mesmo assim podem ser consideradas de índole mansa, não guardam raiva.

São pessoas de grandes decisões, de grande fé em si mesmas, cheias de entusiasmo, de uma força interior bem grande e de uma honestidade direta. Precisam de uma grande liberdade para poderem se expressar de forma natural, e normalmente garantem esse espaço para si mesmos por meio de uma incansável insistência nos seus pontos de vista. São capazes de exercer o poder coincidentemente, de impor o poder de sua vontade, mesmo que nem sempre de maneira. Sua vontade de ser e de se expressar livremente é quase que infantil na sua simplicidade.

Quanto à saúde são pessoas que apresentam falta de energia nos rins e excesso no estômago e coração. Sintomas mais comuns: Tendência a ter pés e mãos geladas, palpitações, taquicardias, ondas de calor subindo para a cabeça, dores de cabeça, pressão descontrolada, gastrite, queimação no estômago, diabete.

Não são pessoas muito presas aos familiares, porém não tanto quanto a pessoa ar. Embora não muito apegadas mesmo assim são pais exigentes daqueles que não admitem aposições.São inflamáveis e por isso metem-se muito nos problemas alheios e quando agem muitas vezes não medem as conseqüências dos seus atos.

A verdadeira plenitude do ser não estaria em achar os seus elementos primários e secundários e sim em desenvolver um equilíbrio entre todos eles, é entender as relações que cada um deles está presente, harmonizando-os e modificando a si e o mundo ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!