29 de maio de 2010

TAROT E A KABBALAH

Os primeiros registros públicos do tarot datam do sec. XIII, tendo a Europa Medieval, e foi usado com o intuito de divertir a Corte Real e outros, que conceituavam o Tarot como uma nova arte de expressão.

O Tarot, basicamente, é um baralho com 78 cartas, os quais chamamos de ARCANOS que se subdividem em dois grupos: Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Os Arcanos Maiores tem 22 cartas e os Arcanos Menores tem 56 cartas.


A palavra Arcanos é inclusive plural da palavra ARKANUM, do latim (significa SEGREDO).

O "Tarô" é um método de autoconhecimento, que permite descobrir e localizar atitudes e posturas que condicionam nosso comportamento, identificando em suas combinações, as situações existenciais recorrentes que entravam nosso conhecimento.

Existem tipos diferenciados de Tarot, todos variações do Tarot egípcio.
- Tarot Gótico, com 112 cartas,
- Tarot Medieval, utiliza apenas os Arcanos Maiores (22 cartas) e
- Tarot de Marlha, com 78 cartas

Os dois Tarot mais utilizados atualmente são o de Marselha e o Tarot egípcio. O Tarot conhecido como "Rider-Waite" também é muito comum, em especial na mídia (cinema e TV).


A origem da carta Curinga está no tarot. O bobo da corte era uma espécie de pessoa livre para falar e fazer qualquer coisa para divertir o rei e seus convidados, mas não tinham nada de bobos! Eles usavam essa "oportunidade" para criticar fortemente algum aspecto polí¬tico, social ou econômico de maneira cínica e não agressiva. Vestiam-se de forma divertida e colorida, e foram usados como motivos na Carta Curinga.

os Arcanos Maiores e seus números:
01 - O Mago
02 - A Papisa
03 - A imperatriz
04 - O Imperador
05 - O Papa
06 - Os Amantes
07 - O Carro
08 - A Justiça
09 - O Eremitão
10 - A Roda da Fortuna
11 - A Força
12 - O Enforcado
13 - A Morte
14 - A Temperança
15 - O Diabo
16 - A Torre
17 - A Estrela
18 - A Lua
19 - O Sol
20 - O Julgamento
21 - O Mundo
"0" - O Louco



1. O MAGO - Vontade

Coloquei duas imagens da carta "o mago". Na primeira imagem o mago está sendo representado por um alquimista, vejam o detalhe das instrumentos em cima da mesa.

Na primeira imagem está a figura mais popular da imagem do mago, barbudo, como Merlin ou Gandalf.

Significados:

- Para cima: Vontade, Força de Vontade, Destreza, Energia, Constância, Criatividade, Dedicação aos Ideais, Busca pelo conhecimento.

- Invertida: Vontade usada para fins nocivos, Indecisão, Desânimo

Esses instrumentos que estão em cima da mesa representam os elementos, e normalmente, sobre a cabeça do mago pode-se encontrar um oito invertido, o sí¬mbolo do infinito. Não podemos esquecer que o mago é a primeira carta, por ser o senhor do tarot.


Os Arcanos Maiores do Tarot ilustram também, quando em sequência, a "Jornada do Herói", uma espécie de codificação mitológica que narra desde o ato da criação até a evolução humana ao Divino.

Além disso, os Arcanos Maiores trazem simbolismos não só no nome, mas nas ilustrações. Em geral, cada detalhe representa algo, um aspecto relacionado ao significado mais profundo da carta - que é usado para o autoconhecimento. Creio que seja por isso que muitas cartas de Tarot de versões diferentes conservam tantas semelhanças.

Os arcanos maiores do tarot, representam cada um, um caminho na árvore da vida (otz chiim). Já os arcanos menores representam as sefiroth. Por exemplo: os quatro setes do baralho representam quatro aspectos da sétima sefira (netzach).

Como o tarot, a cabala e o hermetismo são intrinsecamente interligados significado da carta invertida representa, nos arcanos maiores as qliphas e nos menores os túneis.

As "Qliphoth" são uma espécie de sefiroth invertidas (se as sefiroth são emanações da perfeição "de deus" as "Qliphoth" seriam o inverso disso).

Todo ponto tem seu contra ponto. Toda luz tem sua sombra, para realçar o contraste.

Existe a árvore da vida e existe a árvore da morte.
Existe a cabala e existe a goecia.
Existem as sephiroth e existem as Qliphoth.
Existem os caminhos da sabedoria e existem os túneis da degeneração.

A “Árvore da vida” tem os 22 caminhos e as 10 sefiroth (os 32 caminhos da sabedoria) e a "Árvore da Morte" (a arvore da vida "invertida") possui os 22 túneis e 10 Qliphoth.

Todos os seres derivam do nome de DEUS, o "SHEMHAMPHORASH". Como vivemos em um mundo de dualidade, ele se desdobra em um feixe de luz e sombras, pois toda parte tem uma contra-parte oposta, gerando dessa forma 72 ANJOS e 72 DEMÔNIOS.

Na verdade, segundo a teoria das Leis Herméticas, esses 72 seres seriam um só, divididos em dois.

Esse nome de Deus, o SHEMHAMPHORASH é essencialmente um nome que se divide em dois aspectos.
- "LVX" (Árvore da Vida)
- "NOX" (Árvore da Morte)

Tanto em LVX, quanto em NOX há 72 anjos e 72 demônios.

A Árvore da Vida é relacionada à Cabala e é representada pelas 10 Sephiroth (fluxos de energia) - Sephiroth é o plural de sephira

A Árvore da Morte é relacionada à goecia, e é representada pelas 10 Qliphoth. -


A imagem em branco, é a representação da árvore da vida, cada um dos círculos é uma sephira, as linhas que os ligam são os caminhos (repare que são 22 linhas).

Veja que a árvore da vida reflete uma sombra atrás dela, formando uma figura idêntica, porém na cor preta. Essa é a representação de Nox, a árvore da Morte.

Cada um dos cí¬rculos da árvore é uma Qliphoth, e as linhas que os ligam são os túneis.

Cada carta do tarot, foi criada baseado nos caminhos da sabedoria da árvore da vida. As 22 cartas do tarot esquematizam a jornada do Louco em sua evolução, e cada uma delas foi feita para representar um caminho específico da Sabedoria. Some-se isso ao fato de que cada carta do Tarot equivale a uma letra especí¬fica do alfabeto hebraico.


Concluí¬mos que, cada um dos 22 caminhos da sabedoria possui:

- um número que o identifica
- uma letra que o define.
- uma carta de tarot que o representa.

- Com o número o identificamos,
- Com a letra o diferenciamos,
- com a carta do tarot que o representa o interpretamos.

Para se entender o significado de cada caminho da sabedoria, basta interpretar a carta do tarot que ele representa. Eis a importância do Tarot e de seu estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!