10 de junho de 2010

ENOCH


Sempre que falamos sobre Enoch, vemos sua conexão com Metatron, mas QUEM é METATRON? QUAL A CONEXÃO ENTRE METATRON E ENOCH?

O sacerdote-cientista Enoch, é um patriarca pré-diluviano, um dos personagens mais famosos do ciclo anterior do tempo. Enoch foi o sétimo descendente de Adão e Eva. Enoch é filho de Jared, foi Pai de Matusalém e aví´ de Noé. É creditado na Bí¬blia como arquiteto do Zion original, a legendária "cidade de Yahweh".

Conhecedor dos grandes mistérios, muitos crêem que Enoch jamais alcançou a Morte, ao contrário disso, aos 365 anos (detalhe, 365 são os dias do ano) Deus, pela sua devoção, o tomou e o levou ao céu (segundo Genesis 5:24) .

De acordo com o Targum de Yonatan – tradução para o aramaico das Escrituras hebraicas – Enoque tinha se elevado ao céu ainda em vida e teria se transformado no anjo Metatron. O versículo “porque andou (Enoque) com Deus” no Targum de Yonatan: “E não esteve mais (Enoque) entre os habitantes da terra, pois foi tomado e subiu para os céus, pelo comando do Eterno (se fez isso), e chamou seu nome de Metatron, o Grande Escriba.”

Quando chega ao céu, Enoch é transformado em um Arcanjo muito poderoso e Deus lhe dá o nome METATRON, que significa "Nome de Deus", não que Metatron seja o nome de Deus, mas sim porque ele falará por Deus.

Metatron, conhecido também como "o Demiurgo" ficou sendo a versão de Enoch após ter se tornado um Arcanjo. Metatron ficou sendo responsável pelo bem estar da humanidade e velar por suas necessidades. Metatron,quando invocado, aparece como um pilar de fogo. Segundo consta nas escritas, foi ele quem dirigiu os judeus para fora do Egito, pois eles seguiam uma chama de fogo enorme.

Metatron tem 78 nomes hebraicos, todos baseados no nome de Deus (El) e alguns desses nomes são: Tatnadi`el, Apap´el, Zebuli´el, Sopri´el .

A Enoch é creditado também a invenção do alfabeto e do calendário. Ele é considerado por algumas escolas de mistério, o primeiro a ser "elevado ao senhor" que lhe mostrou "os segredos da terra e do céu". Apos isso, Enoch soltou a terra com "pesos e medidas" (ensinamentos e lições) para toda a humanidade. É representado no Egito com cabeça de pássaro, o grande Sábio:


Era conhecido pelos egípcios como Thoth , o "Senhor da Magia e do tempo" e pelos gregos como Hermes , "mensageiro dos Deuses" . Ele é lembrado na tradição Celta como nosso enigmático mago Merlin, que desaparece em uma macieira para a mí¬tica Avalon, buscando o segredo da imortalidade e prometendo voltar.

Toth (ou Thoth) é considerada uma das divindades mais importantes do Egito. Também chamado de “O escriba dos Deuses”, ele é geralmente descrito como tendo a cabeça de um Íbis.

Toth simbolizava a lógica organizada do universo. Era relacionado aos ciclos lunares, cujas fases expressam a harmonia do universo. Referido nos escritos egípcios como “duas vezes grande”, era o deus do verbo e da sabedoria, sendo naturalmente identificado com Hermes. Na atmosfera sincrética do Império Romano, deu-se ao deus grego Hermes o epíteto do deus egípcio Toth.

Sua contraparte feminina era Maat, deusa da Justiça, e seu principal templo ficava em Khemennu (que os gregos chamavam de Hermopolis e os árabes de Eshmunen). Mas Toth também tinha templos iniciáticos em Abydos, Hesert, Urit, Per-Ab, Rekhui, Ta-ur, Sep, Hat, Pselket, Tamsis, Antcha-Mutet, Bah, Amen-heri-ab e Ta-kens.

Nestes templos, seus discípulos aprendiam as bases do que chamamos de “Livro de Toth”, ou como é conhecido pelos profanos, o Tarot.

As 78 lâminas, também chamada “Espelho da Alma”, são capazes de reproduzir simbolicamente todos os fluxos de energia que permeiam uma situação (as pessoas acreditam que o Tarot serve para “prever o futuro” mas isto não é verdade. Seu uso principal é para autoconhecimento.
Ele era considerado o coração e a língua de Rá, assim como a vontade de Rá traduzida para a fala (o Verbo).

Dentro do Panteão Egípcio, ele possuía diversas funções muito importantes (entre elas, ensinar a escrita, magia, ciência, astrologia e ajudar no julgamento dos mortos).

Toth também é responsável pelo governo dos Planetas e das estações. È chamado de “Senhor das palavras Sagradas” pois foi ele quem inventou os hieroglifos e os números. Por ter sido o primeiro magista, Toth possuía mais poder até mesmo do que Osíris ou Rá.

Em algumas representações, podemos vê-lo com a crescente lunar sobre sua cabeça e sua figura carregando uma palheta e cinzel.

Toth possuía duas esposas, Seshat e Nehmauit. Seu festival principal acontecia no décimo nono dia do mês de Toth, alguns poucos dias após a lua cheia do começo do ano.

Toth é considerado deus da Magia, escrita, invenções, profecia, música, tarot, conhecimento, ciências, medidas, matemática, fala, oráculos, julgamento, desenhos, arquitetura, gramática, teologia, hinos, aprendizado, livros, registros Akashicos, paz e orações.

Como aqueles que atingem a imortalidade, o segredo de como "podemos nos tornar como os Deuses", Thoth/ Enoch promete retornar no fim dos tempos "com as chaves dos portões das terras sagradas".

Nos Manuscritos do Mar Morto, revelando os livros apócrifos de Enoch removidos da Bíblia pelos iniciais líderes religiosos, Enoch descreve uma maravilhosa civilização no passado que usou mal as chaves do mais elevado conhecimento e foi incapaz de se salvar do último cataclismo. Ambos figurativa e literalmente eles perderam "as chaves”, e todo o alto conhecimento. E ainda, Enoch, ao longo de muitas tradições, mesmo a legenda Maia de Quetzacoatal, promete um retorno deste conhecimento no "Fim do Tempo", o fim do presente ciclo de tempo.

Como é declarado nos textos antigos, "se você deve falar com deuses, primeiro deve aprender a linguagem dos deuses". Suas obras explicam sobre essa linguagem e o que ela representa.

Um livro de JJ Hurtak, "As chaves de Enoch", onde segundo o mesmo ele foi arrebatado por Enoch e foi apresentado a Metatron, e lhe foram reveladas chaves (símbolos incandescentes de letras hebraicas) que serviriam de apoio a humanidade na evolução espiritual. Neste livro também encontram-se algumas informações sobre aparelhos estelares, hierarquias celestiais e outras informações

Segue o link para download do livro citado:
http://www.4shared.com/file/248667232/4 ... Hurta.html

Há referência bíblica dessa nomeação de Enoch para Metatron em relação aos Arcanjos que se encontram em textos apócrifos e no antigo testamento na genealogia de Adão e com íntima familiaridade com Noé.

Enoque – חנוך, Chanoch ou Hanokh – é o nome dado uma das personagens bíblicas mais peculiares e misteriosas das Escrituras. Nasceu, segundo os escritos judeus, na sétima geração depois de Adão, sendo filho de Jarede, e pai de outra personagem, Matusalém.

De acordo com o relato de Gênesis, capítulo 5, versos 22-24, Enoque teria sido arrebatado por Deus para que não experimentasse a morte e na certa fosse poupado da ira do dilúvio:

“E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”

Metatron pode ser tanto um o Criador do elétron quanto o Próprio Enoch, mas segundo o Livro de J.J. Hutark "As Chaves de Enoch", Enoch e Metatron trabalham juntos, Enoch como mensageiro de Metatron, provavelmente isso cause essa confusão...

O livro As Chaves de Enoch é uma coletânea de símbolos que trazem embutidos em si ensinamentos que segundo J.J. Hurtak foram transmitidos pelo próprio Metatron com o auxilio do Mestre Enoch. Em próximo texto falaremos sobre as Chaves de Enoch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!