11 de junho de 2010

LEITURA DOS HIERÓGLIFOS

A escrita egípcia é composta de sinais figurativos. Ela pode ser escrita em linhas ou em colunas, tanto da direita para a esquerda quanto da esquerda para a direita (embora sempre seja lida de cima para baixo).

Descobrir em qual direção um determinado texto foi escrito é relativamente simples. Basta estudar os sinais que aparecem no texto. As figuras humanas e de animais – e mesmo os objetos – estarão sempre voltados para o início do texto.


Observe que, no texto acima, as pessoas e os animais estão voltados para a direita. Portanto, esta frase deve ser lida da direita para a esquerda.

Lembre-se da regra de ouro: os hieróglifos estão sempre voltados para o início do texto.

Observe a imagem abaixo, bastante famosa, que mostra a rainha Nefertari diante de um tabuleiro de Senet.


Os hieróglifos deste texto devem ser lidos em qual direção?

Os hieróglifos dos pássaros e das pessoas sentadas são o sinal mais fácil que indicam que o texto começa à direita (afinal, estão todos voltados para a direita).

Repare que também a rainha Nefertari está voltada para a direita. A sua imagem é representada como um hieróglifo: era regra geral da escrita egípcia que as pessoas e deuses que os textos faziam referência acompanhassem a orientação dos demais hieróglifos.

Portanto, o texto deve ser lido da direita para a esquerda.

Observe, agora, a seguinte imagem. Quantos textos podem ser vistos nesta imagem? Qual a direção em que cada um deve ser lido?


Os escribas não colocavam os sinais aleatoriamente dentro de um texto. Para decidir de que forma os sinais deveriam ser agrupados, a preocupação deveria ser estética.

Em qualquer texto, você poderá perceber que os egípcios buscavam a harmonia na disposição dos sinais.


Ao buscar escrever “Eu fiz a minha tumba com a bênção do Rei”, os escribas não escreviam mas, sim, procuravam organizar os sinais de forma que a frase formasse um conjunto harmônico. Desta maneira, a mesma frase, escrita por um escriba, apareceria assim:


Diante de uma palavra, ou de uma frase, os escribas se esforçavam para agrupar os sinais em conjunto, adequando as suas proporções. Buscava-se organizar o texto de forma que cada conjunto ficasse contido em um quadrado imaginário, cujas faces corresponderiam aos sinais maiores e mais longos.

Veja alguns exemplos:


Os sinais seguintes estão colocados lado a lado. Claramente, não seria assim que um escriba escreveria. Você poderia reescrever as frases abaixo, reagrupando os sinais de forma harmônica, à maneira egípcia?

a) “Adorar Amon na escadaria”


b) “Oferendas dadas pelo rei a Osíris Khemtimentu, grande deus”



(continuaremos em futuros textos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!