12 de junho de 2010

RODA ASTROTAROLÓGICA-CABALÌSTICA

As rodas astrotarológicas-cabalística (ver figuras abaixo) determinam a mais completa informação do último século sobre as Clavículas de Salomão. Caminhos sagrados pela qual os Arquétipos da Criação formaram tudo o que existiu, existe e existirá no mundo por ordem do Senhor.

Para poder compreender a disposição, é de fundamental importância observar que estas rodas se subdividem em três partes: uma parte central dividida em três subpartes, uma parte intermediária dividida em sete subpartes e uma parte externa subdividida em doze.




Este olho cósmico comporta dentro de si as vinte duas letras do sagrado alfabeto hebreu, que a sua vez se divide em três letras mães, em sete duplas planetárias e nas doze simples zodiacais ou astrológicas.

Cada um dos gomos contém inúmeros dados cabalísticos do Sepher Yezirah, completando-se nos sentidos da árvore da vida.

Sendo este um trabalho continuação ao importante estudo feito pelo mestre Papus (Dr.Gerard Anacelet Vincent Encausse), grande frater espanhol presidente e fundador da Ordem Martinista e determinante de um Novo Circulo Rosacruz.

As antigas escolas iniciaticas escolheram nos arcanos ou triunfos, uma maneira simples de transmitir o conhecimento das coisas, princípios e leis e seus segredos herméticos, estas ciências ocultas estão cheias de simbolismos, sendo os seus precursores os sacerdotes de Mênfis no antigo Egito.

Os antigos de acordo ao que a tradição registra, expressavam simbolicamente suas idéias em figuras numeradas coloridas com desenhos geométricos colocados nas paredes de galerias subterrâneas e seus discípulos passavam de lamina em lamina, a medida que passavam de grão evolutivo, isto é; passavam de camara em camara até atingir a maestria.

Os misteriosos hieróglifos do alfabeto inicial hoje são conhecidos como antigo hebraico.

O MAGO:

O primeiro arcano tem na letra hebraica Aleph a representação do poder de vontade do homem que surje da união do binário ou planos opostos. O cerne é a terra com harmonia, energia e magnetismo pessoal nos elementos da natureza.

Manifestação tripla da trindade na unidade 2 mesclando-se com a ajuda de um terceiro para formar a unidade.

A maneira de unir o espírito a matéria do plano da ideias (mental) para o plano fisico material é através do plano astral (anima, a alma) também conhecido por astrônoma. Esta primeira carta é chamada de o Pelotiqueiro ou “O Mago”. Homem de unidade coletiva conduzido pelo sinal divino da vida universal, colocado sobre sua cabeça o símbolo do infinito, homem que reune no humano, o divino e o diabólico, o papel dos princípios ativos e passivos (correspondente na franco maçonaria as colunas Jakin e Bohas do templo de Salomão) representando o microcosmos o criador ou Iod ,o receptor He , o transformador Vô, e o segundo He, na transição do retorno das causas, o efeito ao principio.

Este Mago mostrando os 4 aspectos do tetra grammaton se chama homem semelhante de
Deus que no microcosmos executo o papel de criar o reino absoluto seguindo as boas ações de seu interior e superando as más causas. Sendo o suporte de seu livre arbítrio o papel central da harmonia em todos os níveis da realidade (teose).

Monada= Espírito = Alma = Eu = Ego

O caminho é 11 sendo dez de esferas mais hum do número da letra, este trânsito de cor amarelo fogo no mundo ascendente da vida espiritual e da percepção dimensional se encontra ubicada entre as esferas do reinho e a esfera da abstinencia. A esfera branca de Kether e a cinza de Chokmah 1- 2.

Os elementos herméticos que compõem e influenciam sobre a vida manifesta que nos cerca: agua,ar,terra e fogo. Não confundir com elementos usados para o ser humano desencarnado (morto) que vive em dois planos ao invés de viver em 3 e onde a consciência permanece em forma tenra e sutil, não alcançando a clareza de sua conciência física.

Determinante filosófico “No poder da serpente (Kundaline, que é o poder espiritual primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Chakra, o centro de força situado próximo à base da coluna, e aos órgãos genitais. É a energia que transita entre os chakras. Palavra em sânscrito que significa, literalmente, "enrolada como uma cobra" ou "aquela que tem a forma de uma serpente) o adepto se torna um messias redentor”.

A “GNOSIS” (Papisa):

A “porta do santuário” denominação científica deste segundo Arcano chamado comumente de “GNOSIS”(palavra de origem grega se fundamente no “conhecimento”) segundo o qual levado ao caminho da salvação os espíritos humanos ou partículas de luz do mundo superior mantidas em prisões de carne são pelo refletor revelado.

Este segundo arcano também chamado de Papisa é representada pela figura de uma sacerdotisa entre as colunas (JAKIN - em hebreu - símbolo cabalístico e maçônico de um dos dos pilares ou colunas de bronze fundidos por Hiram Abif de Tiro, chamado O Filho da Viúva, que estavam unidas por um véu, que cerrava a entrada do Santuário do Templo de Salomão. Jakin, a coluna branca, era o símbolo da Sabedoria: Chokmah; masculino, o segundo sefirote) e (BOHAZ - hebreu ou Bohaz: símbolo cabalístico e maçônico de um dos dos pilares ou colunas de bronze fundidos por Hiram Abif, supremo Arquiteto de Tiro, chamado “O Filho da Viúva”, que estavam unidas por um véu que cerrava a entrada do Santuário do Templo de Salomão. Boaz, a coluna negra, era o símbolo da Inteligência: Binah, feminina, a terceira Séfira) a primeira coroada simbolicamente com o sol e a segunda com a lua. Colunas da masculina misericórdia e é feminina severidade onde se encontram os verdadeiros segredo da Cabala nos três mundos, reflexo de Deus pai em Adão e Eva, a vida e da natureza no universo.

Arcano com a letra hebraica BETH( que reinha no mundo dos princípios ) seu peso numérico é 2 como expressado hieroglificamente sendo a semântica logicamente representada em seus três sentidos, o material, o simbólico, e o espiritual. Designando o interior ativo - a boca, a paternidade, o criador.

Na idéia dos cabalistas esta letra é vista como uma habitação, casa ou tenda - Ele a deixa predominar na sabedoria, formando a lua no mundo, o 1° dia do ano e o olho direito, o caminho na árvore é o de n° 12 ( 10 de esfera mais o valor numérico da carta) chamado Inteligência da luz, imagem da magnificência em aqueles que abençoados são clarividentes.

Este caminho encontra-se entre a primeira esfera KETHER e a terceira BINAH a ligação que transmite as influências dos domínios trans-mundanos de Plutão e o entendimento além do abismo ligado a Saturno.

O caminho da cura através da árvore da vida 1-3, se fundamenta no médio de lidar com os distúrbios ou enfermidades provocadas pela forças contrarias que usam a cor amarela atuando na pitituaria posterior - olho direito - orelha direita - células reprodutoras masculinas - H D C.

Determinante filosófico “No poder da serpente (Kundaline) o adepto se torna um messias redentor” alcançando a clareza de sua conciência fisica. Isto é sublimente insinado pela filosofia brãmica e seguido pelos gnosticos.

A IMPERATRIZ:

O terceiro arcano do tarô tem o nome vulgar da “Imperatriz”, sendo seu nome científico “Phisis” ou seja, natureza e carta da fecundidade.

O signo do alfabeto hebraico para essa carta é a letra GHIMEL que hieroglificamente é o sinal do órgão, expressão de envolvimento do corpo material, seus órgãos e suas funções representado na ação do pegar da mão.

Também na significação esotérica das quais hieroglificamente essa letra evolui significa “Camelo” aquele que transporta e traz abundância.

Este resumo se simplifica no princípio criador e o principio receptor, o alimento proveniente da força animadora universal (o espírito santo), que por sua ação recíproca forma o princípio transformador e a humanidade no mundo.

Esta letra predomina na vida coroando Vênus, o planeta da partilha do impulso e do prazer e da necessidade de se ligar aos outros.A carta situa-se no quarto dia do ano, a quarta feira dos portugueses e não ao dia miércoles, referência de Mercúrio dos espanhóis.

O caminho na árvore Cabalística é 13, dez de esfera e três do número da letra no mundo das emanações.

Este caminho quando percorrido encontra-se entre a esfera 1(KETHER) e a sexta (THIPARHET). caminho de coloração azul anil situa-se corporalmente no terceiro olho, tendo seu centro na glândula pineal, parte do sistema nervoso central e periférico. Para iniciar esta carta seu correspondente salmo é a letra GHIMEL.

O IMPERADOR:

A quarta carta do tarô é comumente chamada do “IMPERADOR”, representa a atividade relativa, reflexo da causa primitiva e da “ Vontade “ O hieróglifo é o seio, aquele que nutre da proteção e estabiliza a matéria evolutiva sem divisibilidade. Seu nome cientifico “pedra cúbica” símbolo da solidez das formas, feito do poder da vontade na sua evolução.

Este Arcano atua baixo o caráter de letra DALETH (valor numérico 4) que significa “porta” também significa “divisibilidade”, indicando que a porta do conhecimento impera sobre o bem e o mal diferenciando-os claramente e usando-os igualmente em forma equilibrada. O valor numérico é 14, dez de esfera e quatro no plano do mundo dos princípios.

Na maioria dos Tarô encontrados, e nos tratados herméticos dos grandes mestres se considera Júpiter o regente deste Arcano,mais de acordo ao estudando no livro mais antigo é base fundamental da Cabala o SEPHER YEZIRAH em seu capítulo IV seção 10 (terceira divisão) encontramos claramente como Ele criou a letra e suas predominâncias, entre a mais significantes e evolutivas esta a regência do sol, da riqueza, do terceiro dia e da narina esquerda .

È primordial ter em conta que o dia de descanso dos hebreus e o sábado(Sabat) sendo este o sétimo dia da criação e do descanso. Portanto o terceiro dia da criação seria a Terça-feira (erroneamente chamado de Martes em sua referencia planetária ocidental de Copérnico).

Segundo o setenário, no século I D.C e, portanto, da época do calendário de Pleutomeu da época do SEPHER YEZIRAH assim seria.

Baixo este arcano que anteriormente mencionamos é a “porta do sol” se encontra o chacra cardíaco. Centro energético onde a energia criativa impulsiona os valores do ser criado e do criador.

O número de caminho na árvore é 14 dez de esferas ou emanações através das quais o mundo veio a existir sendo a base de toda realidade; mais o número da letra quatro no número dos princípios.

O governante planetário deste arcano está baixo o signo de Escorpião cuja fonte energética necessita de direcionamento positivo sobretudo no aspecto sexual.

Este caminho quando percorrido se encontra no trânsito entre as esferas 2 (CHOCHMAH) a esfera da “sabedoria” com sua penumbra de coloração cinza no triângulo supremo baixo a influência de Netuno e a esfera 3 (BINHAH) e sua influência saturniana na “compreensão” da sua coloração preta, ambas esferas no mesmo plano em equilíbrio na correlação dos termos criativo masculino e receptivo feminino.

Sua coloração e seu nome divino produzem vibrações no sistema nervoso central e periférico.

Planeta SOL - Água Significado do Arcano Maior
Fortuna / Reputação(4) Vontade / Estabilidade / Fecundação

Sua letra correspondente é DALETH

O HIEROFANTE:

Comumente chamado do "Papa" ,com seu nome científico Magister Arcanorom, professor dos arcanos, a letra He concentra hieroglificamente o valor numérico “5” sendo seu significado a respiração, fundamento da vida e princípio da interligação dos opostos, o corpo material a, terra e o espírito divino o ar, equilíbrio perfeito para manter nossos cinco sentidos em perfeita harmonia.

Esta letra He representa a união de um princípio correspondente a segunda quarta letra do Tetragammaton, tanto na sua forma ativa como em sua forma transitiva. Seu número de caminho na árvore cabalística é o 15 (dez sephiroth ou esferas) mais 5 do valor numérico da letra caminho triunfante para o eterno paraíso, lugar dos justos.


Este caminho encontra-se no trânsito da esfera 2 Chochmah a segunda esfera que se acha no topo do pilar da misericórdia,lugar da mais alta sabedoria no triângulo supremo. A caminho de cor vermelho termina seu trânsito em Tiphereth a sexta Sephira também chamada de Adão Kadmom(o ser arquétipo) igual a 2 – 6.

A letra He corresponde astrologicamente ao signo ígneo de Áries cujo planeta regente é Marte. Dentro da quadriplicidade deste arcano maior se encontram os seguintes arcanos menores: O rei de Paus e o As –4 e 7 de paus com seus correspondentes números de Arcanos 27/30/33.

Tais números correspondem a dimensão viva da criação, sendo feito o pé direito, a fala e a religião (religação). Corresponde a nota musical Dó, nota do Chokmah (o engendrador), o pai que nesta carta representa-se no simbolismo da caridade e da beneficência.
(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!