26 de agosto de 2010

DEMÔNIOS II

Segundo o Compedium Maleficarum (obra de Francesco Maria Grazzo), os demônios se subdividem em seis grupos:

*Flamejantes - que vivem na alta atmosfera supervisionando os outros
*Aéreos - que habitam os ares ao nosso redor
*Terrestres - que estão nas áreas rurais
*Aquáticos - que moram nos lagos, oceanos e outros meios aquáticos
*Subterríâneos - que estão nas cavernas e no subsolo
*Heliofóbicos - que só aparecem a partir do anoitecer

Abaixo, uma das inúmeras árvores genealógicas mostrando a hierarquia dos demônios.

Abaixo, alguns exemplos de divindades que foram demonizadas através dos tempos:

MARDUK


Deus da cidade da Babilônia, ridicularizado numa passagem do Velho Testamento. Um dos deuses daquela cidade, Nergal, era o deus "dos exércitos atacantes". O seu nome reapareceria em textos tardios recomendando-o como divindade poderosa a ser invocada em exorcismos.

DAGON


Um deus marinho dos Fenícios, de origem eminentemente benigna, foi assimilado pelo Cristianismo e transformado num deus infernal. Tinha uma forma híbrida, parte homem, parte peixe.

POSEIDON


Chamado também de Neptuno, entre os Romanos, o seu tridente foi transformado num símbolo demoníaco.

ASMODEUS


Certo texto antigo menciona um rei chamado Asmoday, rei justo e benevolente, famoso pela sua sabedoria e capacidade de julgar. De algum modo, foi remetido para o Inferno. Asmodeus significa "criatura que julga".

SET

Originalmente, Set representava a força noturna enquanto Hórus representava a força diurna, sendo, todavia, muito respeitado. A sua reputação entrou em crise quando os Egípcios verificaram que certos povos menos civilizados identificavam Set com uma das suas divindades, o que contribuiu para uma degradação da sua imagem, identificando-o mais e mais com o mal.


Set tem várias formas. Fontes diversas atribuem-lhe uma cabeça de camelo, outras de hiena. É também identificado com Apophis, ou Apophi, ou Apep, a grande serpente do caos que todos os dias luta contra o avanço da barca diurna onde viaja Osíris. Também conhecido por Set-Hen, o adversário, concepção em que havia de influenciar o povo Hebreu escravizado no Egito.

SEKMET


Deusa Egípcia com cabeça de leoa, não deixa passar nenhum erro sem lançar sua vingança. Era temida por muitos povos e chamada de deusa infernal

SERKET


Deusa-escorpião do Egipto. Devido à relação com o veneno do animal que representava, chegou a ser considerada deusa do mal.

TYPHON


Identificado com Set, é uma personificação Helênica de Satã.

APOLLYON


"O Arqui-inimigo" Helénico.

DIABOLUS


"Flui para baixo". Como étimo, pode apontar-lhe a paternidade de palavras como Diabo, Diabolista, etc.

AZAZEL


Azazel era um anjo identificado com a justiça. Havia um costume Hebreu (pré-Cristão) de sacrificar dois bodes em certa altura do ano, enviando-os para o deserto. Um era para IHVH, outro para Azazel. O bode oferecido a Azazel devia carregar todos os pecados da aldeia! Era o famoso bode expiatório. Mesmo sendo um anjo, por aquilo que ensinou aos homens, a fabricação de armas e de cosméticos, certos teólogos devem tê-lo considerado indigno do Céu.

No próximo texto, darei a relação dos principais demônios na história de vários povos, através dos tempos.
(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!