18 de agosto de 2010

A IMPERATRIZ NO TAROT

A Imperatriz, adornada dos símbolos atribuídos à feminilidade triunfante, pode ser relacionada a um repertório interminável: a Madona cristã, a esposa do rei ou mãe do herói; a deusa primordial de todos os ritos matriarcais, as quatro damas do baralho.

Na versão de Wirth, a Imperatriz aparece aureolada por doze estrelas, das quais somente nove são visíveis: é evidente o duplo sentido alegórico desta representação, que se refere simultaneamente aos signos do Zodíaco e ao período da gestação. Como o 9 é também representação da inteligência, no momento da sua maturidade, é possível associar os atributos centrais do Arcano III: feminilidade-experiência-sabedoria.


Relacionada em todas as cosmogonias ao simbolismo lunar e à face oculta do conhecimento (Sacerdotisa), a mulher admite também um período solar (Imperatriz), do qual há correspondências nas organizações culturais mais remotas da humanidade. Do ponto de vista matriarcal, a Imperatriz não é ainda a Eva protagonista do pecado e da queda, mas a que aparece em certas tradições talmúdicas: a fundadora, que reencontra Adão depois de trezentos anos de separação; a que aniquila Lilit – a rival estéril e luxuriosa – para organizar junto ao primeiro pai a família dos homens.

Alguns comentaristas do Islã vêem nesta Eva triunfante do adultério a representação da passagem das sociedades anárquicas ao princípio de ordem dos tempos históricos. Seu túmulo mítico se localiza em Djeda ou Djidda, às margens do mar Vermelho e próximo da montanha sagrada de Arafat, onde o teria ocorrido seu reencontro com Adão, para formar o casal primordial.

A Imperatriz, finalmente, é símbolo da palavra e representa o envoltório material do corpo, seus órgãos e suas funções. Ouspensky a imagina repousando sobre um trono de luz, bela e fecunda, em meio à interminável primavera.

A Imperatriz ressalta atributos, como a comunicação, criatividade, fertilidade, feminilidade, diplomacia.

Uma coisa que chama a minha atenção, contudo, é que desde que colocaram a Imperatriz numa condição de “Mãe Natureza” parece que o foco de muitas pessoas recaiu sobre os frutos da terra e não à força que viabiliza a sua manifestação.

O que eu quero dizer com isso que a Imperatriz não é a colheita (resultado = Imperador), mas todos os preparativos para que ela ocorra (planejamento, energia, dedicação…). Não é forma, mas conteúdo. De novo implicando com algumas representações, ela é uma mulher grávida (em processo de gestação), e não a mãe que carrega um bebê no colo ou tem uma criança pequena aos seus pés, como aparece em alguns baralhos – incluindo o Alchemical, que eu gosto tanto.

A fertilidade (e o seu oposto, a esterilidade), desta forma, não é algo que está assegurado, mas que precisa ser trabalhado diligentemente, pois plantamos agora o que iremos colher mais tarde e ninguém precisa chegar à Justiça ou à Roda da Fortuna para encarar com as consequências – quando já é tarde demais para mudar alguma coisa.

E isso vale para tudo. Quando abordamos a Imperatriz como comunicação, pense bem antes de se expressar, use bem (de forma correta e inteligente) as ferramentas colocadas à sua disposição – principalmente em uma era como a nossa, de comunicação global, instantânea e de muito pouca privacidade.


Se a Imperatriz é relacionamento, observe e cultive apropriadamente a generosidade, a virtude e a tolerância.

A respeito no número, Dan Millman diz que o 3 deve utilizar a sua sensibilidade emocional para trazer para o mundo a expressão sincera da sua personalidade, sendo o seu primeiro desafio enfrentar a falta de fé em si mesmo (uma condição deficiente do Pendurado: 12 = 1+3 = 3).

Isto ainda tem a ver com a hipocrisia: por vezes, para ser aceito socialmente (ou por alguém, em especial), a gente usa máscaras que nos distanciam da nossa verdadeira natureza, e isso é ruim, pois nunca seremos inteiros desta forma (O Mundo: 21 = 2+1 = 3).

Ser Imperatriz, neste sentido, começa com o compromisso de fidelidade consigo mesmo e a correta atribuição de valor pessoal. É gostar de estar com outras pessoas, mas não depender delas, pois existe uma diferença entre solidão e solitude (O Eremita: 9 = 3+3+3).

A Imperatriz ser representada olhando para a frente e isso significa que ela olha para a vida (oportunidades e desafios) sem desviar o olhar, lembrando que ela sucede a Papisa e os seus ensinamentos, ou seja, a gente começa a olhar “de dentro”, e não “de fora”, pois o mundo externo é reflexo daquilo que estamos continuamente gestando.

E aí é muito importante lembrar que as Rainhas dos Arcanos Menores, juntas com a Imperatriz, são responsáveis por dar suporte aos Reis, pois Reis e Rainhas não são pessoas, mas funções. A Imperatriz, de fato, reúne a energia fragmentada em 4 formas de expressão – os 4 naipes/elementos – de modo que:

• A Imperatriz como Rainha de Ouros nutre, protege e cura a si mesma e ao outro com grande senso prático e estético. Cuidar só de si é uma patologia; cuidar só do outro, também.

• A Imperatriz como Rainha de Espadas é a mãe que educa para a vida, usando a mente para entender – e não para tolher – as emoções, reconhecendo a sua parcela de responsabilidade (diferente de culpa) por cada experiência do passado, sem medos e/ou ressentimentos.

• A Imperatriz como Rainha de Copas exercita, em especial, a empatia, que é um dos pré-requisitos para a verdadeira compaixão – o desejo, com equidade, de que todos se libertem do sofrimento.

• A Imperatriz como Rainha de Paus ajuda a cada um descobrir o melhor de si mesmo, despertando a fé e a alegria de viver.

Que cada um possa meditar e entrar em contato com a Imperatriz que traz consigo para tornar a sua vida – e a vida de todos os seres sencientes – mais significativa.

Interpretações usuais na cartomancia:

Gravidez, criatividade, sucesso. Compreensão, inteligência, instrução, encanto, amabilidade. Elegância, distinção, cortesia. Domínio do espírito, abundância, riqueza.

Mental: Penetração na matéria por meio do conhecimento das coisas práticas. Os problemas vêem à tona e podem ser reconhecidos.

Emocional: Capacidade para penetrar na alma dos seres. Pensamento fecundo e criador.

Físico: Esperança, equilíbrio. Soluciona os problemas. Renova e melhora as situações. Poder continuo e irresistível nas ações.

Sentido negativo: Desavenças, discussões em todos os planos. As coisas se embaralham e ficam confusas. Atraso na realização de um acontecimento que, no entanto, ocorrerá.

Afetação, pose, coqueteria. Vaidade, presunção, desdém. Futilidade, luxo, prodigalidade. Deixa-se levar pelas adulações, falta de refinamento, modos de novo-rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!