3 de agosto de 2010

SATURNO


Na mitologia é o deus do tempo, no mapa mostra nossa capacidade de perseverar nos desafios, amadurecer nossas metas e assumir nossas responsabilidades.

Ao contrário de Júpiter, Saturno representa os princípios do limite e restrição. É a atitude prática e realista diante da vida. É a disciplina e o dever, o planejamento e a lógica. É o planeta da experiência, da cautela e da ambição.

Nos primórdios, o homem sentiu a necessidade de juntar-se com outros para melhor sobreviver (Vénus). As diferenças individuais se manifestaram de forma instintiva e agressiva ameaçando o equilíbrio do grupo (Marte).

Com a evolução do grupo para uma sociedade, criaram-se regras e leis baseadas sobretudo em valores morais e espirituais como mandamentos e tabus religiosos, para conter o impulso mais primitivo e que também possibilitaram um aumento do controle consciente (Júpiter).

Saturno representará a evolução deste processo, simbolizando a internalização destas leis, regras e princípios morais e, simultaneamente, a criação de instituições sociais que se encarregassem do cumprimento das mesmas.

No homem, Saturno representa a consciência já formada e amadurecida, com mecanismos severos construídos com os fins de conter os impulsos primitivos e agressivos e consolidar a inserção e manutenção adequada do homem na sociedade.

No desenvolvimento do homem, Saturno representa um estágio que na criança é correspondente ao que se chama de Complexo de Édipo.

Complexo este que levará à etapa final de consolidação do superego e à introdução do princípio da realidade.

Saturno é o sexto planeta do sistema solar, aquele mais belo... Lembrem dos anéis de Saturno. É também muito temido por aqueles que gostam de Astrologia.

Devemos ver esse planeta no mapa ou em trânsito não como aquele que traz coisas difíceis, mas a possibilidade de enxergarmos a realidade e de fato termos a chance de sermos realizados.

Júpiter e Saturno são os planetas que regem as normas e leis de uma sociedade.

Júpiter legisla, Saturno executa e cobra. Júpiter expande, Saturno reprime e comprime. Júpiter regente de Sagitário, o signo que traça metas mas nem sempre as realiza. Saturno regente de Capricórnio, aquela cabra que sobe a montanha e chega ao seu objetivo final. Saturno também é co-regente de Aquário, nossa liberdade. No velho ditado "não há liberdade sem responsabilidade".

Júpiter numa casa seria o crédito que se tem naquele assunto. Saturno o débito.

Saturno numa casa diz que naquele assunto suportamos frustrações, que temos medo de realizá-las e também que de alguma forma não desistimos daquele objetivo.
Por exemplo na sétima casa, ou casa das relações de casamento ou sociedade, já diziam os antigos que uma pessoa com Saturno nesta casa não casaria ou seria infeliz no casamento. Na abordagem mais moderna, Saturno nesta casa traz trabalho, persistência e realização no concreto.

Então podemos verificá-lo em cada casa:

Casa 1- medo de se expor, desconfiança inicial.
Casa 2 - medo de gastar dinheiro, medo da pobreza.
Casa 3 - medo de se relacionar, dificuldade nas primeiras relações.
Casa 4 - medo de se relacionar em família.
Casa 5 - medo de sua própria criação, criatividade ou filhos.
Casa 6 - medo de adoecer, hipocondria.
Casa 7 - medo de casar, ter sociedade.
Casa 8 - medo do próprio medo, de seu psiquismo.
Casa 9 - medo de estudar, viajar e se aventurar.
Casa 10 - medo do mundo, da carreira profissional.
Casa 11 - medo de se relacionar em grupos ou medo dos projetos futuros.
Casa 12 - medo daquilo que não se controla, espiritualidade.

Se transformarmos medo em desafio e desejo chegaremos à felicidade.

Saturno em trânsito, fazendo aspectos com nosso mapa natal, traz a realidade à tona. Por exemplo num aspecto com Vênus indica a chance de realizarmos nosso amor, mesmo se tivermos que romper um relacionamento que não está satisfatório para então vivermos a sua real possibilidade.

Saturno é a grande prova, aquele que nos testa, mas aquele que nos traz o prêmio no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!