13 de setembro de 2010

PANTÁCULOS



Existe um alfabeto oculto e sagrado que os hebreus atribuem a Henoch, os egípcios a Tot ou a Mercúrio Trismegisto, os gregos a Cadmo e a Palamédio. Esse alfabeto, conhecido pelos pitagóricos, compõe-se de idéias absolutas ligadas a signos e a números e realiza, por suas combinações, as matemáticas do pensamento.

Salomão havia representado esse alfabeto por setenta e dois nomes escritos em trinta e seis talismãs e é o que os iniciados do Oriente denominam ainda de as pequenas chaves ou clavículas de Salomão.

Essas chaves são descritas e seu uso é explicado num livro cujo dogma tradicional remonta ao patriarca Abraão, é o Sepher Yétsirah, e, com a inteligência do Sepher Yétsirah, penetra-se o sentido oculto do Zohar, o grande livro dogmático da Cabala dos hebreus.

A palavra "pantáculo" deriva do grego Pantos e Kleos, que significam "obra gloriosa". 

Os pantáculos são letras (da mesma família) e escritas desconhecidas, que protegem os segredos dos espíritos angelicais e seus nomes contra o uso da leitura profana.São caracteres da ordem superior ou de revelações, dos versículos misteriosos do Êxodo.

Eles representam o nome de Yaveh (Deus) com um emblema das 72 letras, que deram origem ao nome dos anjos pela igualdade do número: "quem dentre vós é tão forte como Deus."

Os estudos dos pantáculos contidos aqui são hebraicos, que foram assimilados e adaptados pelas culturas orientais, especialmente a egípcia.
O maior criador de pantáculos foi Salomão, filho de David, rei de Israel e de Bethsabah.Um grande organizador que consolidou o reino de David e construiu o Templo e o Palácio real de Jerusalém.Sua sabedoria era extraordinária e sua nobre reputação reconhecida por todos.Atualmente, seu estudo está guardado no British Museum de Londres. Esses talismãs foram utilizados por reis que, com fé nos sinais escritos, garatiram a vitória sobre os inimigos.

O uso dos pantáculos não agride nenhuma religião.Os primeiros, por exemplo,copiaram sobre pergaminhos algumas de suas passagens.Posteriormente, foram aceitos e utilizados para criar o pantáculo católico.O mais célebre destes criadores foi o Papa LEÃOIII (750-816), que coroou o imperador Carlos Magno.

O maior criador de pantáculos foi o rei Salomão. A maior coleção de pantáculos vem do Grimório: as Clavículas de Salomão.

Como um simples desenho pode trazer tantas influências benéficas?Se todo esse conhecimento sobre pantáculos fosse uma ilusão, com certeza, já teriam desaparecido. Como o homem,antes de ser crédulo,é desconfiado,nada melhor que experimentá-los.

Muitos confundem PENTÁCULO com PENTAGRAMA, ou até acham que é a mesma coisa, porém são símbolos bem diferentes e distintos uns dos outros, tanto em relação ao significado quanto em relação à utilização.

O pantáculo do inicio da página é a representação do Grande Selo de Ezequiel e a Visão de Ezequiel. O Pantáculo é um instrumento conhecido por todos os esclarecidos estudantes de Magia.

O Pentáculo é o mais famoso e conhecido símbolo utilizado no Ocultismo, porém, talvez pelo fato de ter sido tão popularizado, há várias interpretações errôneas sobre ele e confusão em suas nomeações, uma vez que ficou conhecido popularmente como "Pentagrama", que é outro conceito bem diferente do Pentáculo.

Triângulos, quadrados, estrelas de cinco ou seis pontas, inscrevem-se nos círculos do selo; letras hebraicas, caracteres cabalísticos, palavras latinas se desenham sobre figuras geométricas. Considera-se que os selos têm relação com realidades invisíveis, cujos poderes eles permitem compartilhar.



Figura 1: tem os caracteres mí­sticos de Júpiter e, no exergo, nomes de anjos (Netoniel, Devahiah, Tzedechiah e Parasiel). Serve para descobrir e tornar-se posssuidor de tesouros, governados pelo anjo Parasiel.

Figura 2: tem um hexagrama com os nomes Eheieh, Ab (o Pai) e YHVH; no exergo, Sal 112,3. É próprio para adquirir glória, honra, dignidade, riqueza e todo tipo de bens.

Figura 3: tem selos de Júpiter, nomes divinos (YHVH, Adonai); e, no exergo, Sal 125,1. Serve para proteger contra espí­ritos malignos e submeter os bons espí­ritos.

Figura 4: tem nome divino (YAh) e de anjos (Adoniel, Bariel) junto ao selo mágico; no exergo, Sal 112,3. Serve para adquirir bens e honrarias, e para tornar-se muito rico.

Figura 5: tem no centro letras tiradas do testo do exergo (Ez 1,1) formando nomes mágicos. Tem grande poder e serve para propiciar a vidência.

Figura 6: tem os nomes dos governantes dos elementos (Seraph, Cherub, Ariel e Tharsis) nos braços de uma cruz e, no exergo, Sal 22,16-17. Serve como proteção contra perigos terrestres.

Figura 7: tem caracteres mí­sticos de Júpiter e, no exergo, Sal 113,7. Tem grande poder para proteger contra a pobreza e ajuda a descobrir tesouros.

Figura 8: tem a figura do espí­rito de Júpiter. Serve para trazer todas as virtudes do planeta.

Figuras 9, 10 e 11: O Kamea do planeta, o quadrado magí­co do planeta me duas versões, uma em caracteres latinos e a outra em carateres hebraicos, a outra figura é o selo do planeta.

O Pantáculo é um símbolo da Terra e o menos compreendido dos instrumentos mágicos. Pode ser feito em pergaminho virgem, de pele de bode, em metal precioso, tal como o ouro ou a prata e também de madeira e é o único que muda e cresce com o próprio Mago. Toma a forma de um disco com símbolos inscritos em ambos os lados, com valor pessoal para o Mago.


Acima, pantáculo SATOR.

De um lado está aplicada de forma simbólica, a idéia que o Mago tem do Ser Supremo em qualquer tradição que esteja trabalhando; estes símbolos são o resultado de muita meditação e pensamentos profundos. Do outro lado, seguindo a mesma forma de disciplina mental, ele deve desenvolver um símbolo que representa a si mesmo em relação àquela Divindade. Eles simbolizam, captam e mobilizam, ao mesmo tempo, os poderes ocultos.

Assim como o universo e a Divindade mudam e se adaptam ao novo crescimento, os símbolos também mudarão após certo período de tempo. Começa-se com uma idéia do criador e de si próprio em justaposição a como a vê agora, mas o Mago, à medida que crescer em compreensão e sabedoria precisará fazer um novo Pantáculo, então, com novos símbolos. Cada novo disco será uma prova de seu crescimento.

Assim, temos pentáculos que recebem nomes de acordo com os seus idealizadores ou dos símbolos que contém, por isso podemos encontrar: Pantáculo de Fausto (contendo o Pentagrama idealizado por Fausto), Pantáculo de Pitágoras (idealizado pelo próprio), Pantáculo de Ezechiel (idealizado pelo próprio), Os Pantáculos de São João (contendo os Sete Selos de São João), Pantáculo de Salomão (contendo o Hexagrama, ou o Selo de Salomão), e muitos outros.

Abaixo um pantáculo denominado Rota de Ezequiel:



Os Pantáculos Mágicos Angelicais apresentados a seguir foram recolhidos pelo Abade Julio Houssay de livros antigos, os Benedicionais, que continham estes símbolos mágicos criados na Idade Média:

Arcanjo Miguel: Poderoso signo contra as energias negativas. Também pode ser usado para descobrir coisas ocultas.

Arcanjo Gabriel: Signo de paz, boa saúde e sucesso em toda empreitada. Acalma os desentendimentos, as disputas e os combates.

Arcanjo Rafael: Este signo defende contra as adversidades, contra um inimigo pessoal conhecido e as força naturais descontroladas.

Anjo da Prece: Quem se encontra com sérios problemas pessoais ou financeiros, deve invocá-lo para conseguir forças e respostas imediatas.




A seguir alguns Pantáculos Planetários:

Pentáculo do sol, para energizar sorte, saúde e felicidade:


Pentaculo de mercúrio, para negócios ou estudos:


Pentaculo da lua, para favorecer mudanças e assuntos familiares:


(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!