24 de outubro de 2012

ARQUIVOS DE OUTROS MUNDOS V


Temos muito em conta o caráter cósmico das antigas civilizações e a posse, suposta ou real, de cada indivíduo à continuidade universal.

Temos uma tendência a propender até um chamado aos povos do espaço (os deuses de nossos antepassados, os extraterrenos de nossos contemporâneos), entidades reais ou supostas nas quais, como os cristãos do século XX, tinham fé todos os povos do mundo antigo.

Para resumir e concluir este estudo, retemos quatro pontos que, nos parecem, devem entrar consideração pra esclarecer o enigma de Nasca:

— Tentação do substrato da pampa: Piçarra de aula colegial.
— Tendências mentais particulares.
— Espírito de massa e inconsciente coletivo.
— Ex-voto e chamado aos deuses.

A BATALHA DE ICA

Depois de publicar no enigma dos Andes, em 1974, revelações aportadas pelas pedras gravadas do doutor Cabrera, de Ica, periódicos, a televisão e pseudo-arqueólogos puseram em dúvida a autenticidade da descoberta e nos envolveram na controvérsia.
Os capítulos seguintes são uma resposta a esses detratores..


Capítulo IV
OS ARGUMENTOS DOS DETRATORES

A Conjura se desencadeou com raiva contra a maravilhosa descoberta de Ica! Tinha que se vingar do humilhante reconhecimento por sua parte da autenticidade de Glozel!
Por conseguinte, era necessário demonstrar que doutor Cabrera era um ingênuo, Charroux um falso arqueólogo e as pedras de Ica o recente resultado duma farsa monumental!

Sim, monumental porque, com 20.000 pedras gravadas se podia quase construir uma igreja!
A imprensa do Peru entrou em contenda imediatamente...

A CONJURA DOS IMPOSTORES

O ata de acusação pode ser resumida nesses termos:

Todas as pedras de doutor Cabrera foram fabricadas pelos huaqueiros de Ocucaje e, principalmente, pelo senhor Basílio Uchuya e a senhora Irma de Aparcana.

Na revista Correo de Lima um incerto senhor Ravines iniciou uma guerra sem quartel contra o descoberta, fazendo ostentação de seu conhecimento de arqueologia.

Pra melhor sustentar sua impugnação e demonstrar sua cultura, o jornalista extraiu do fundo de seus arquivos A fraude arqueológica, de dom João Bartolomé Beringer e estabeleceu um paralelo com as pedras de Ica.

Eis aqui o que escreveu em Correo #4.267:

Os três primeiros capítulos onde, com deliciosa ingenuidade que, de inocente se converte em exasperante, esse senhor Charroux nos conta a história das pedras, são o melhor exemplo.

O erro é tão manifesto e as conclusões tão ridículas que não é difícil encontrar nas pedras de doutor Cabrera, uma vulgar paródia de outras pedras: As do doutor Beringer.

Esse dom João Bartolomé Beringer, catedrático de história natural na universidade de Vurtesburgo, acometido pela febre do colecionismo, dedicou quarenta anos de sua vida recolhendo fósseis nas pedreiras de seu país e conseguiu reunir um número considerável, nos que figuravam as formas mais estranhas: Rãs copulando, aranhas apanhando moscas, pássaros insólitos, insetos extravagantes, animais de espécie desconhecida e também o Sol, a Lua e as estrelas.

O entusiasmo de Beringer foi tal que perdeu todo senso comum. E sem assimilar que muitas dessas pedras não tinham justificativa, publicou suas descobertas num precioso infólio e, descobrindo, mais tarde, que fora enganado por seus alunos, que fabricavam essas peças, coberto de ridículo, tentou recuperar todos os exemplares de seu livro pros destruir.
Que cultura tem o senhor Ravines! Grande é sua competência no tema de fraude em arqueologia e de superstição em literatura!

Pois bem, com o que expõe há mais que suficiente pro mandar aos tribunais por difamação... Se doutor Beringer não tivesse morrido há duzentos anos!

O senhor Ravines é um ignorante.

Eis a prova: Doutor Beringer nunca colecionou pedra verdadeira nem falsa!

De fato, senhor Ravines, tiveste razão ao exumar o assunto de Vurtesburgo, porque esse explicará parcialmente o de Ica.

O evocaremos brevemente e nosso relato será muito distinto do seu, o qual significa que haverá entre ambos a diferença que separa a verdade da mentira.

É verdade que houve em 1725 um caso de fraude arqueológica em Vurtesburgo, cidade da Baviera, mas nem de perto nem de longe professor Beringer esteve envolvido: Era o decano da faculdade de medicina da universidade franconiana de Vurtesburgo onde foi apresentada a tese do colecionador de pedra.

O protagonista, falsário segundo Ravines, se chamava Georges Louis Hueber, de Herbinópolis, bacharel em filosofia, estudante de medicina, e o caso se situa sob o reinado do príncipe-bispo Cristóvão Francisco, duque da Francônia.

Hueber não era um revolucionário dos pés à cabeça mas foi subjugado por suas descobertas e, sem dúvida, não se mostrou demasiado severo no sentido crítico, já que se assegura que três irmãos, dos quais o maior não tinha mais que dezessete anos, lhe enganaram reiteradas vezes fabricando outros falsos, ajudados e estimulados, há de se dizer tudo, pelos próprios colegas do arqueólogo. Mas, temos de concluir, a boa fé de Hueber de Herbinópolis nunca foi posta em dúvida.

Cândido mas honesto, acabou reconhecendo ter sido enganado e retirou sua tese de circulação. Não obstante, se encontraram alguns exemplares redigidos em latim. Reproduzimos o prólogo:

Primeira dissertação físico-histórica seguida de corolários médicos, apresentados sob a autoridade e com o consentimento da ilustre faculdade de medicina da universidade franconiana de Vurtesburgo, sob a presidência do muito nobre, muito ilustre e muito sábio mestre Jean Barthélémy Beringer, doutor em filosofia, doutor em medicina, decano, etc. Tese submetida, depois dos exames ordinários, por Georges Louis Hueber de Herbinópolis, Bacharel em filosofia, estudante de medicina.

»O costumeiro paraninfo da faculdade, em... de maio de 1726.»

A tese não foi aprovada pela faculdade de Vurtesburgo. Doutor Beringer e seus assessores fizeram compreender ao bom Hueber que havia sido vítima dum engano. O tal Ravines confundiu o Pireu com um homem... e o juiz do tribunal com o acusado.

Desgraçadamente a imprensa, chamada sensacionalista, de Lima soube atrair a seu círculo outros depreciadores de maior ou menor envergadura.

Foi primeiro um propalador de boa-nova, um tal B. L., que se encarregou de semear aqui e acolá, na França, as traduções desfavoráveis à biblioteca pré-histórica de Ica!

A senhora W... declarou no periódico suíço 24 HEBDO: «As pedras de Ica são falsas, e disponho de prova escrita... doutor Cabrera é procurado pela polícia..».

Numa retificação publicada em 9 de junho explicou, com embaraço, que «as pessoas procuradas e interrogadas pela polícia eram mestiços e não doutor Cabrera», como ela mesma dissera!

Essas elucubrações careceriam de importância se não tivessem obtido qualidade de juízo por personalidades aparentemente mais dignas de crédito.

A senhora Maria Reiche, que teve o mérito, depois de Paul Kosok e antes de nós mesmos, de descobrir as pistas de Nasca, sem dúvida, enojada por ter passado dez vezes ante a gliptoteca de Ica sem haver farejado nem visto as maravilhosas pedras, teria declarado, segundo Mundial, #6, de 23-1-1975, que o que escreveu Charroux é ficção científica e não merece crédito ante os cientistas.

O caso da senhora Rosa Fung, diretora do museu de arqueologia da universidade de São Marcos, de Lima, está mais matizado:

«A teoria de Charroux sobre as pedras gravadas de Ica não tem fundamento nem valor científico».

A senhora Fung tem perfeito direito a emitir esse juízo e talvez tenha razão, mas o que nos desconcerta é a continuação dessas declarações, também reproduzidas por Mundial, #6.

Maria Reiche disse, igualmente, em sua entrevista: «Doutor Cabrera não permite que se pegue uma pedra e que se a examine de perto». O que é uma contraverdade!


A INSÓLITA ARQUEOLOGIA DA SENHORA FUNG

«Não existe, teria dito a diretora do museu São Marcos, associação (?) sobre os sítios nos quais se diz ter descoberto as pedras gravadas. Não se sabe, sequer, quais são esses sítios nem de que estão compostos geologicamente, o que é muito importante pra estabelecer a antiguidade de uma descoberta arqueológica, quando se pode utilizar o C-14 como é o caso com as pedras gravadas... Tudo isso não é mais que lenda e fantasia».

Todos os alunos do sexto curso no instituto sabem ou deveriam saber que a peritagem de datação pelo procedimento do carbono (hoje em dia em desuso, já que é extremamente suspeito) só se pode fazer sobre organismo vivo ou que o foi, sobre os quais se calcula o fenômeno de perda de C-14 (a metade em 5.568 anos), e não se faz, em absoluto, sobre pedra!

Essa é arqueologia de primeiro ano!

A senhora Fung, inclusive, acrescenta:
― 'Não se sabe quais são esses sítios...Tu, senhora... não sabes, mas cinquenta, cem arqueólogos sabem onde estão situados, posto que efetuaram registros e escavações e que publicaram livros e tese sobre suas descobertas, os quais, precisamente, eram pedras gravadas! E é necessário que agora saibas, por mediação nossa, o que os não cientistas ignoram: Essas pedras, das quais ignoravas a existência em 1975, eram encontradas, colecionadas, conhecidas há séculos!'

Mais adiante voltaremos a tratar do jesuíta que efetuou a peritagem das pedras em 1926. Mas como a senhora Fung pôde ignorar o museu arqueológico de Carlos Belli, membro correspondente de várias sociedades científicas da América e professor no colégio nacional?

Esse museu foi aberto em Ica em 7 de dezembro de 1940 e se podiam ver nele numerosas pedras descobertas em Ocucaje em 1909!

Querida senhora Fung, ignoravas a escavação de Carlos Belli, que, como outros, nunca havia ido a Ica nem à pampa de Nasca e também ignoravas o livro de Hans Dietrich-Disselhof e de Sigwald Linné: L'Amérique précolombienne (A América pré-colombiana) onde se fala abundantemente das tumbas e dos calhaus gravados de Ocucaje!

Desgraçadamente, se somente possuis rudimentos apagados de arqueologia, te consoles pensando que alguns pré-historiadores do CNRS não estão mais chocados que tu.

Um deles, o mais ignorante, o mais presunçoso, disse que nossas descobertas de Ica, que nossos relatos sobre Nasca eram como no caso Glozel, uma clássica impostura!

Impostor quando se diz, segundo as datações por termoluminescência efetuados pelo comissariado francês de energia atômica, que Glozel é perfeitamente autêntico?
Impostor quando, depois de cinquenta, cem arqueólogos, qualificados, depois de quatro séculos de escavação e de dezenas de livros publicados, se apresentam as pedras de Ica ao grande público?

NA - Desde logo, só atacamos uma determinada categoria de pré-historiadores do CNRS, aqueles que datam o império inca do século XIII! e descrevem as pistas de Nasca feitas de pedras alinhadas... Sentimos o mais profundo respeito aos verdadeiros arqueólogos tais como os senhores Taleb ou Coppens...

O LIVRO DO PROFESSOR PEZZIA ASSERETO

Em 1961 o professor Alexandre Pezzia Assereto, conservador do museu de Ica, escreveu as seguintes linhas num livro editado em 1968:

«No vale de Ica, desde o ano 1961, vêm aparecendo no mercado grande número de pedras gravadas que se manifestam como um novo vestígio artístico elaborado pelos artistas pré-colombianos iquenhos» (página 95. Título: Pedras gravadas de Ocucaje e Callango).

O senhor Alexandre Pezzia prossegue expondo:

'É interessante fazer notar que as pedras das quais falamos intrigam aos arqueólogos. Apareceram primeiro em 1960. São encontradas... particularmente nos sedimentos ocultos sob a vertente das colinas das fazendas Ocucaje e Callango, no vale do rio Ica (à entrada das pistas).'

»A importância dessas pedras fica enfatizada pela riqueza de seus desenhos e de seu simbolismo, remontando à época do progresso cultural pré-colombiano de Ica».

Eis aqui o que põe ponto final aos extravios incríveis da máfia de contestação, de ignorância e de má-fé!

Erro de professor Pezzia. Ao que sabemos, as pedras gravadas de Ica fizeram sua aparição antes do século XVIII.


OS HUAQUEIROS ATERRORIZADOS

NA: Huaqueiros: Saqueador de tumba

Resulta evidente que os jornalistas de Mundial, cujo talento é mais que duvidoso, não ficaram orgulhosos em seu amor próprio profissional quando, depois de haver posto à luz as pistas de Nasca e o Candelabro dos Andes, revelamos uma descoberta de imenso alcance, incalculável que, uma vez mais, estivera ante seu nariz sem que percebessem.

Por despeito, e se guiando pelas indicações de nosso livro, se dirigiram a Ocucaje, onde foram solicitados desde todas as casas para lhes vender pedra.

Uma testemunha peruana que não podemos nomear para evitar grave ameaça, represália e talvez cadeia, nos informou sobre os métodos utilizados.

— Donde procedem essas pedras? — Perguntaram os investigadores.
— As encontramos nas colmas...

E teve lugar o jogo sutil de ameaça e de promessa entre os jornalistas astutos e sem escrúpulo e os pobres camponeses assustados.

Se lhes persuadiu a declarar que todas as pedras procedentes de Ocucaje haviam sido gravadas por eles. Mas se insistiu muito sobre esse ponto: Todas as pedras!

Se uma só fosse autêntica, quer dizer, encontrada... o sistema de defesa já não servia. Era, então, um comércio ilícito e malversação de patrimônio pré-histórico!

Aos cárceres, vamos! E os cárceres de Peru não são, particularmente, atrativos.

Um trabalhador agrícola, Basílio Uchuya, e uma camponesa, Irma de Aparcana, por um punhado de sóis reconheceram e admitiram tudo o que se quis: Haviam gravado todas as pedras de doutor Cabrera, inclusive as que encontrara o próprio doutor Cabrera e as encontradas antes de que ambos, Basílio e Irma, nascessem!

(Os jornalistas do Mundial confessam, em sua reportagem, que pagaram a Irma Gutiérrez de Aparcana (página 42, coluna 2).

Os jornalistas se mostraram magnânimos: Prometeram a impunidade a Basílio com a condição de que aceitasse gravar ante eles uma pedra falsa!

Mundial publicou nove fotos que mostram o semblante ansioso e assustado do pobre diabo. Nove fotos farsa, como se diz no estilo periodístico, já que Basílio não tinha oficina de gravação nem pedra de reserva nem ferramenta de gravador. Nada que pudesse testemunhar uma verdadeira atividade de gravador!

Nem sequer o amontoado de resíduo de pedra, de desperdício, resto de erro e outras evidências que tivessem demonstrado que, efetivamente, havia trabalhado sobre centenas de pedras. E as nove fotos, reproduziam sempre a mesma pedra.

Naquele dia, em Ocucaje, não haviam duas pedras supostamente falsas!


BASÍLIO, O HOMEM QUE DEVORA O TEMPO

Na assombrosa confissão que lhe forçaram a escrever, Basílio declarou que em dez anos gravou todas as pedras que compõem o museu de doutor Cabrera, que se lhe havia apresentado sob a identidade de doutor Sotil. Resultava pois, matematicamente, que o huaqueiro havia gravado durante dez anos, mil pedras por ano, ou seja três pedras por dia ou, com maior exatidão: Quatro ou cinco, se descontamos os domingos, dias de festa e de descanso obrigatório.

Como, por outra parte, declara a Mundial que havia gravado as pedras durante oito ou nove anos somente, como ademais se passa a maior parte de seu tempo trabalhando como camponês, temos de calcular na condição mais favorável à mentira, que Basílio ia buscar as pedras no rio Ica, trabalhava no cultivo rural, observava os descansos e festas costumeiros e, apesar a tudo, encontrava, não obstante, tempo necessário pra gravar a cada dia de cinco a dez pedras (calculamos sobre oito anos)!

Muito bem: Colocado ante a tessitura de gravar uma só, de 30cm de diâmetro, com um desenho fácil, primário, demorou dois dias pra concluir!

E o que produziu era tão ridículo, estava tão apartado dos magníficos temas das pedras de Ica que ele mesmo expressou publicamente sua vergonha!

— ME OBRIGARAM. — Disse.

Se estimam em 50.000, aproximadamente, os cantos rodados disseminados no mundo inteiro, recolhidos pelos arqueólogos, ocultos nos museus particulares, principalmente em Estados Unidos, onde Hamilton C. Foreman possui 2.000.

Se Basílio gravou as 11.000 pedras de doutor Cabrera, quem gravou as 39.000 restantes?

Fica bem claro, pra toda mente idônea, que Basílio e Irma mentiram!

Essa história fantástica, elaborada por jornalistas sem escrúpulo, dos quais alguns são vis plagiários, procede duma maquinação pura e simples, e o havíamos previsto no prólogo de nosso livro O enigma dos Andes:

«Hoje certificamos que as declarações de Basílio Uchuya e de Irma de Aparcana são embustes, que a revista Mundial publicou falsos documentos e trucou a verdade pra desacreditar uma descoberta que seus jornalistas não conseguiram por falta de talento e boa vista»...


Capítulo V
A CONJURA MENTIU: EIS AQUI AS PROVAS

Nos empenhamos em apresentar, na totalidade, os reproches expressados pela conjura maligna.

Eis aqui a outra vertente do problema, aquela na que, como resposta aos Ravines, Lelong, Adam, jornalistas de Mundial e a suas alegações falazes, trucados, apresentamos opiniões, peritagens e declarações efetuadas por pessoas honradas e habilitadas pra julgar.

1626: PEDRAS GRAVADAS DO RIO ICA!

Essa ridícula controvérsia jamais existiria se os contestatários estivessem providos duma cultura sequer superficial.

É lastimoso comprovar que a senhora Maria Reiche e que a senhora Rosa Fung hajam ignorado que as pedras gravadas de Ica eram conhecidas, pelo menos, desde 1626.

Foi, de fato, nessa data, quando o jesuíta espanhol Pedro Simão menciona em seu livro Notícias historiales (notícias 4 e 5) o que chama as pedras gravadas de Ica. O texto está na Biblioteca Nacional onde todo mundo pode consultar.

Inclusive uma tradição afirma que frei Pedro Simão gravou, ele mesmo, algumas pedras introduzindo nelas temas religiosos.

De fato, se dermos crédito a uma tradição dificilmente controlável mas que confirmam uns indícios e os temas religiosos tratados sobre algumas pedras, o padre Simão havia conhecido muito no santuário secreto do morro de Ocucaje. Inclusive o teria até inventariado em parte, mas sem revelar sua existência e significado. Por extremo zelo devoto e tal como fizeram os clérigos medievais, teria, segundo se diz, interpolado a mensagem dos Antepassados Superiores intercalando na gliptoteca algumas pedras gravadas representando o pecado original, a Natividade, a fuga ao Egito e a paixão de Jesus!

Há cerca dum século personalidades peruanas possuem pedras procedentes do vale do rio Ica e vários museus têm em sua coleção 800 pedras. As do museu de Ica e do museu da Aeronáutica do Peru são as mais importantes mas as mais numerosas são propriedade de arqueólogos que efetuaram escavações frutuosas com os huaqueiros de Ocucaje.

A existência e descoberta dessas pedras remonta, pois, a 1626 e, sem dúvida, a muito antes.

Eis aqui como, a nosso entendimento, se pode traçar o inventário cronológico de sua descoberta, o qual porá fora da questão ao bom de Basílio Uchuya, posto que não havia nascido quando, já, eram encontradas nas tumbas de Ocucaje.

Desde princípio deste século, arqueólogos e colecionadores peruanos fazem escavação sem caráter oficial, posto que a lei peruana que protege os sítios arqueológicos não foi ainda votada ou, se foi, é absolutamente inoperante.

Assim em 1909 o arqueólogo Carlos Belli, em colaboração com huaqueiros (o fato é atestado por seu próprio filho) efetuou uma longa série de sondagem no vale de Nasca e no rio Ica.

O doutor peruano Julio C. Tello afirma que conhece a existência das pedras por seu pai, que tinha essa informação por ter ouvido de seu avô, o qual faz remontar o assunto a meados do século XIX!

O arqueólogo William Duncan Strong, descobriu em 1933, perto de Ocucaje, no vale de Ica, tumbas chamadas paracas, de fossas exatas e estreitas que estão recobertas por calhaus fluviais redondos ou por manchas de terra.

Em 1961 e em agosto de 1966 professor Agurto Calvo, reitor da universidade nacional de engenharia, escavou em Ocucaje e descobriu em tumbas pré-colombianas numerosas pedras gravadas as quais começou a colecionar. Prosseguiu exploração no setor de Toma Luz, da fazenda Callango, no vale de Ica.

Em 1966 os professores Alexandre Pezzia Assereto e Agusto Calvo escavaram no morro Uhle, do setor da Banda, da fazenda Ocucaje e encontram pedras gravadas.

«Essa descoberta, escreveu professor Pezzia, proporcionou a afirmação da autenticidade desses vestígios e o honra de ser o primeiro descobridor pertence ao senhor Agusto Calvo, que relatou esse acontecimento no suplemento do periódico El Comercio, de Lima, de 11 de dezembro de 1966, sob o título As pedras mágicas de Ocucaje... Essa tumba, às quais já nos referimos, do cemitério Max-Uhle, foi totalmente destruída pelos saqueadores de tumba».

Em 1968 professor Pezzia Assereto, que é diretor do museu de Ica, publicou as linhas mencionadas anteriormente e a relação das numerosas escavações e descobertas efetuadas em Ocucaje e em Callango, num livro intitulado Ica e o Peru pré-colombiano, tomo I, Arqueologia da província de Ica, editado pela Imprenta Ojeda, SA, Ica, Peru, em 12 de março de 1968.

Reproduzimos mais acima duas páginas do livro com desenhos das descobertas e de algumas pedras.

As tumbas de Ocucaje e de Callango e as pedras gravadas encontradas nelas, segundo as estimativas oficiais, teriam 2.300 anos de antiguidade (época de Paracas). As pedras gravadas do morro de Ica são, provavelmente, muito mais antigas.

(Robert Charroux - Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!